Com o objetivo de criar um canal de comunicação com antigas(os) integrantes, o Departamento Jurídico da Faculdade de Direito da USP, disponibilizou um formulário com o objetivo de criar um canal de comunicação e, ao mesmo tempo, atualização do que acontece atualmente no DJ.
Na interação, as(os) interessadas(os) também encontrarão um campo pedindo para compartilhar experiências.
A atual diretoria ressalta que os vínculos construídos durante a passagem pelo Departamento frequentemente ultrapassam o período da Graduação. Entre antigos membros, estiveram no DJ professores como Ivette Senise (ex-diretora), Floriano de Azevedo Marques Neto (ex-diretor), José Rogério Cruz e Tucci (ex-diretor), Ana Elisa Bechara (atual vice-diretora); ex-ministros e secretários, como José Carlos Dias (ex-secretário de Justiça de São Paulo e ex-Ministro da Justiça) e Sylvia Steiner (ex-ministra do Tribunal Penal Internacional)
“Reforçamos que, com o tempo, o contato pode se tornar esporádico ou até mesmo se perder. Além disso, muitas deixaram de acompanhar de perto as atividades, as transformações e as conquistas recentes alcançadas graças ao trabalho contínuo das estagiárias que hoje compõem o Departamento”, diz a chamada, ressaltando a importância de manter contato.
São 105 anos de história, desde os primeiros passos. Em 9 de setembro de 1919, surgiu a Assistência Judiciária Acadêmica, fruto do empenho de alguns acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que desde 1912 já expressavam o sentimento de criar uma entidade que promovesse o acesso à justiça à população carente da cidade de São Paulo.
A AJA foi a primeira entidade paulista a prestar assistência judiciária aos menos favorecidos – o Estado só organizaria serviço dessa natureza em 1920, com a Lei 1.763. Seus trabalhos, contudo, somente iniciaram-se em 1926, tendo sido reestruturada em 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, a AJA patrocinou poucas causas, mas com afinco e dedicação de jovens que lutavam por um ideal.
Preencha o formulário, reintegre-se à história: https://forms.gle/SqiYixeHNXYtCkpd9
#fdusp #direitousp #djxideagosto #xideagosto #departamentojuridico