A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
FDUSP. 200 ANOS DE HISTÓRIA, PROJETANDO O FUTURO
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
Representatividade
Representatividade

Departamento Jurídico XI de Agosto busca restabelecer contato com antigas(os) integrantes

Com o objetivo de criar um canal de comunicação com antigas(os) integrantes, o Departamento Jurídico da Faculdade de Direito da USP, disponibilizou um formulário com o objetivo de criar um canal de comunicação e, ao mesmo tempo, atualização do que acontece atualmente no DJ.

Na interação, as(os) interessadas(os) também encontrarão um campo pedindo para compartilhar experiências.

A atual diretoria ressalta que os vínculos construídos durante a passagem pelo Departamento frequentemente ultrapassam o período da Graduação. Entre antigos membros, estiveram no DJ professores como Ivette Senise (ex-diretora), Floriano de Azevedo Marques Neto (ex-diretor), José Rogério Cruz e Tucci (ex-diretor), Ana Elisa Bechara (atual vice-diretora); ex-ministros e secretários, como José Carlos Dias (ex-secretário de Justiça de São Paulo e ex-Ministro da Justiça) e Sylvia Steiner (ex-ministra do Tribunal Penal Internacional)

“Reforçamos que, com o tempo, o contato pode se tornar esporádico ou até mesmo se perder. Além disso, muitas deixaram de acompanhar de perto as atividades, as transformações e as conquistas recentes alcançadas graças ao trabalho contínuo das estagiárias que hoje compõem o Departamento”, diz a chamada, ressaltando a importância de manter contato.

São 105 anos de história, desde os primeiros passos. Em 9 de setembro de 1919, surgiu a Assistência Judiciária Acadêmica, fruto do empenho de alguns acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que desde 1912 já expressavam o sentimento de criar uma entidade que promovesse o acesso à justiça à população carente da cidade de São Paulo.

A AJA foi a primeira entidade paulista a prestar assistência judiciária aos menos favorecidos – o Estado só organizaria serviço dessa natureza em 1920, com a Lei 1.763. Seus trabalhos, contudo, somente iniciaram-se em 1926, tendo sido reestruturada em 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, a AJA patrocinou poucas causas, mas com afinco e dedicação de jovens que lutavam por um ideal.

 

Preencha o formulário, reintegre-se à história: https://forms.gle/SqiYixeHNXYtCkpd9

 

#fdusp #direitousp #djxideagosto #xideagosto #departamentojuridico

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000