Cerimônia no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP destacou também o fortalecimento da Justiça
Alguns momentos especiais deram tom à posse da nova diretoria e do terço do conselho do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), para o triênio 2025-2027. A cerimônia, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, contou com presença maciça dos professores da FDUSP, muitos também empossados. Dentre os quais, Silmara Chinellato, Miguel Reale Jr. e André de Carvalho Ramos. O advogado Diogo Leonardo Melo assumiu a presidência da instituição.
No momento mais solene, foi concebido o prêmio Barão de Ramalho ao antigo aluno da SanFran e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias. Entre os presentes, o também antigo aluno e ex-presidente da República Michel Temer. Compareceu o presidente do TJ-SP, Fernando Garcia.
Presidente cessante, o professor da SanFran Renato Silveira fez um balanço de sua gestão à frente do IASP. Também agradeceu aos que colaboraram com o Instituto no último triênio. “O Iasp foi altaneiro no debate cultural e colocou-se na vanguarda da defesa do Estado Democrático de Direito. Hoje me recolho, mas estarei sempre pronto quando a nova diretoria precisar”, disse.
Por sua vez, Leonardo Melo exaltou seu compromisso institucional. “Nossa história se escreve todos os dias e essa nova gestão seguirá o compromisso inegociável de defender o Estado de Direito, fortalecer a Justiça e impulsionar políticas públicas que mudem a vida das pessoas”, disse.
O discurso de condecoração ao jurista José Carlos Dias foi proferido por Miguel Reale Jr. Dias é reconhecido por sua atuação na defesa dos direitos humanos, essencialmente durante a ditadura militar e no processo de redemocratização do País.
“Considero um privilégio receber este prêmio. O Instituto sempre se apresentou à classe como uma rede pioneira. Nós, advogados, sempre fomos bem representados”, disse o homenageado. Reale Junior o definiu como “uma pessoa que enobrece a advocacia e um exemplo a ser seguido pelas novas gerações.
Foram empossados a vice-presidente, Marina Pinhão Coelho Araujo; o diretor administrativo, Luiz Souza; a diretora financeira, Paula Tonani de Carvalho; a diretora cultural, Heidi Florêncio Neves; o diretor de comunicação, Milton Lautenschläger; bem como diretores adjuntos, e de Relações Institucionais e conselheiros.
Entre os professores da FDUSP estiveram Ivette Senise Ferreira, ex-diretora; Eunice Prudente; José Rogério Cruz e Tucci, ex-diretor; Ignácio Poveda; Otavio Pinto e Silva; Helena Lobo; Paulo Lucon; Homero Batista; Pierpaolo Bottini; Heleno Torres;
Também compareceram Flávio Bierrenbach, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. Bem como o secretário estadual da Justiça, Fábio Prieto, o ex-presidente da OAB Marcus Vinicius Coêlho, o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica; e a presidente da Aasp, Renata Mariz de Oliveira; e ex-desembargador José Renato Nalini; entre outros.
#Iasp #fdusp #direitousp #posse #advocacia