Ser Franciscano

Sala Pires da Motta, mais um espaço restaurado na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

O programa Adote uma Sala da Faculdade de Direito da USP tem se expandido ao longo dos últimos anos e proporciona duas linhas de ações diretas. São elas a possibilidade de as antigas e os antigos alunos terem a possibilidade de retribuir um pouco do estudo gratuito que receberem e, ao mesmo tempo, manterem o sentido de pertencimento à mais antiga e tradicional Academia de Direito do País.

Dessa vez, o projeto contemplou a Sala Pires da Motta. Quem entrar no espaço, a ser inaugurado oficialmente em 13 de maio, irá perceber mudanças fundamentais para o bem-estar de discentes e docentes. Estão restauradas as cadeiras, o piso, a mesa. São novos os sistemas de áudio, com projetor adequado aos novos tempos, de igual forma o condicionamento de ar.

Tudo isso, sem perder a identidade original do Prédio Histórico que é tombado. Para preservara a memória um tijolo com a chave-símbolo da Bucha (organização que visava ajudar alunos carentes) será colocado em acrílico, para permanecer no local.

A reforma está sendo patrocinada pela turma de 1986, que recebeu o nome de "Constituinte", em razão da campanha que acabou resultando na Constituição de 1988, diferentemente do usual, que é as turmas levarem nome, conforme explica o professor Carlos Salles, um dos doadores do projeto. “Durante as obras foi necessário abrir a parede para instalar a caixa elétrica da sala e encontrado um tijolo da Bucha, que será limpo e exposto na sala futuramente em caixa de acrílico”, acrescenta.

A advogada Heloisa Ramos Campos Mello, que compõe a Comissão responsável pelo projeto, com quase cem doadores, lembra que se passaram dois anos após o início das iniciativas para a adoção de uma sala da Faculdade, envolvendo localização e contato com os antigos colegas, escolha do local, elaboração do projeto, aprovação pela FDUSP, bem como do Conpresp e Condephat, até a execução das obras. “Finalmente a Sala Pires da Motta está linda e renovada, pronta para receber os atuais e futuros alunos dessa faculdade tão querida por nós. É uma alegria fazer parte do Programa Adote uma Sala, por meio do qual pudemos retribuir um pouquinho do tanto que a faculdade nos proporcionou”, acentua.

Sentimento ressaltado pelo professor Flavio Luiz Yarshell. "O Projeto Adote uma Sala é uma das mais vivas expressões do amor e da gratidão que alunos da São Francisco - de ontem, de hoje e de sempre - nutrem por sua Casa. Contribuir para a melhoria da estrutura física das salas de aula é trabalhar pela qualidade do ensino que ali se ministra", afirma.

O docente Marco Fábio Morsello assinala que, tratando-se de uma universidade pública, a iniciativa ajuda a conservar não só os ideais, mas a trajetória pela qual passaram os estudantes de sua turma que recordam com afeto e amizades. “No ambiente dessa academia formaram-se vínculos de amizade, afeto, solidariedade, sem descuidar do sentido que fomentou sempre uma consciência cívica. Ainda mais na turma constituinte, onde tivemos alguns anteparos, como as ‘Diretas já!’”, diz.

Ele acrescenta que a é uma simbologia de uma etapa fundamental em suas vidas e que reverbera em novas gerações, que frequentarão a querida e amada academia. “Dentre os valores, na nossa academia são os paradigmas que vão nortear as novas gerações”, afirma (ouça áudio completo: https://bit.ly/3KFtdws ).

Marcelo de Aquino, que compõe a Comissão, ao lado de Heloisa, de Maurício Jorge de Freitas, de Marcelo Manhães de Almeida e de Claudio Cesar Grizi Oliva, ressalta: “O programa Adote uma Sala é uma iniciativa extremamente importante que a Turma Constituinte aderiu por considerar que é um gesto de reconhecimento pelo que a São Francisco nos proporcionou pessoal e profissionalmente”.

Na mesma linha, o professor da FDUSP Cláudio Luiz Godoy, Direito Civil, assinala que "trata-se de devolver um pouco de tudo que a Faculdade nos deu e de preservar um patrimônio histórico que é de todos”. “E cabendo aqui louvar a iniciativa e dedicação especial dos colegas que empreenderam e organizaram essa cotização", acrescentou.

Edição: Kaco Bovi