O Núcleo de Estudos “O trabalho além do direito do trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral” (NTADT), atividade de cultura e extensão da Faculdade de Direito da USP, coordenado pelo professor Guilherme Guimaraes Feliciano, Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP, abre inscrições de processo seletivo de membros para o primeiro semestre de 2022.
O grupo de trabalho tem por perspectiva desenvolver o olhar crítico de seus integrantes tanto na Ciência do Direito quanto nas Ciências Sociais em geral (notadamente da sociologia — geral e jurídica — e da antropologia — geral e jurídica). A ótica principal está nas dimensões do mundo do trabalho que subsistem, no todo ou em parte, à margem do sistema jurídico trabalhista ou mesmo à margem do próprio sistema jurídico-legal, seja por razões econômicas, seja por razões culturais, seja ainda por razões estritamente jurídicas.
Busca conhecer a realidade que compõe as organizações e as atividades laborais próprias das nove dimensões de laboralidade (semi-)clandestina. A pesquisa, portanto, se dá entre os trabalhadores que atuam como catadores de material reciclável; religioso (igrejas neopentecostais); homens-placas e similares; narcotráfico; infantil; cortadores de cana-de-açúcar; “flanelinhas”; prostituição e indústria pornográfica; tecelagens clandestinas e modalidades análogas; “uberizados”, dentre outros.
Conforme exposto no edital, no primeiro semestre de 2022, será dado seguimento às pesquisas já iniciadas, bem como no desenvolvimento das demais linhas temáticas, especialmente a partir do eixo “trabalho da mulher”.
Das quinze vagas, dez são reservadas aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP, a partir do quarto semestre (segundo ano); e cinco destinadas a estudantes de Graduação e Pós-Graduação de quaisquer unidades da USP ou de outras universidades, assim como para antigos alunos da FDUSP e público interessado em geral.