Direitos Humanos

O múltiplo olhar para os direitos da sociedade, em homenagem a Celso Lafer

Na última quarta-feira (01/06), dois volumes foram doados à Biblioteca da Faculdade de Direito da USP

A trajetória intelectual registrada em mais de 1.500 páginas, dois volumes, textos de diversos autores, demonstram a missão de parte da contribuição de Celso Lafer, jurista, professor Emérito da Faculdade de Direito da USP, diplomata, para a formação de uma sociedade mais justa.

Fotos, textos, depoimentos estão a demonstrar um pouco de seu significado para o Direito e o crescimento democrático e político brasileiro.

Momento marcado pelo lançamento de “Múltiplos Olhares sobre o Direito – Homenagem aos 80 anos do professor Emérito Celso Lafer”, volumes I e II, Editora Quartier Latin, prestigiado por autoridades, juristas e diversos representantes da sociedade. Dentre os quais, o ex-presidente da República, Antigo Aluno da FDUSP, Michel Temer; o Reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; os docentes Newton De Lucca e Miguel Reale Jr.; e demais presentes.

“O livro reúne múltiplas perspectivas. Os que, de uma forma e de outra, eu fui trabalhando”, disse Lafer.

Fica registrado, portanto, o momento de alegria estampado nas palavras do homenageado, bem como nos rostos e sentimentos dos organizadores da obra, professores Gustavo Monaco; Ari Marcelo Solon; Elza Boiteux; Cláudia Perrone-Moisés; Fernando Dias Menezes de Almeida e Nina Beatriz Stocco Ranieri; e de seus autores; em noite de autógrafos, na Casa Museu Emma Klabin.

Logo na apresentação do trabalho, ressalta-se que reúne contribuições em torno de três grandes temas. A contar, Direito e Sociedade Plural, Direitos Humanos e Direito e Relações Internacionais. “Suas contribuições nesses campos são fundamentais para agenda de pesquisas acadêmicas e também para a prática da diplomacia e do Direito”.

Para além, registra os temas, que abrangem questões como “Duplicidade, pluralidade e interação de ordenamentos jurídicos, cujo entre os autores está Fabio Konder Comparato. Para adiante, nas demais partes da obra, estão capítulos referentes aos Direitos Humanos, a partir do trabalho desenvolvido pela pensadora Hannah Arendt.

A obra, portanto, tem textos assinados por docentes de diversas academias. Dentre os quais, estão Tercio Sampaio Ferraz Junior, Odete Medauar, José Levi Mello do Amaral Junior; Flavia Piovesan; bem como ministros de Tribunais Superiores, como Edson Fachin.

Na última quarta-feira (01/06), os dois volumes foram doados à Biblioteca da Faculdade de Direito da USP. Foram catalogados e, brevemente, servirão de consulta, para o engrandecimento do ensino e dos direitos humanos.

Ampla dedicação

Dessa forma está acentuada a trajetória do homenageado, uma vida dedicada ao Direito, à Diplomacia, ao Ensino e a tantas outras garantias à sociedade.

Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Lafer foi chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Na carreira diplomática e demais, Ministro das Relações Exteriores por duas vezes; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio; embaixador; membro da Academia Brasileira de Letras. Isso tudo sem mencionar a extensa lista de honrarias, prêmios, ordens de mérito e medalhas recebidas. “Entendo que a tarefa da política externa como uma política pública é a de traduzir necessidades internas em possibilidades externas”, disse.

Dos autores

São autores do volume 1, com 768 páginas: José Goldemberg, Claudia Perrone-Moises, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Rodrigo Correia do Amaral, Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva, Violon, Walnice Nogueira Galvão, João Roberto Faria, Ari Marcelo Solon, Herbert Covre Lino Simão, Newton De Lucca , Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri, Bethania Assy, Carlos Eduardo Batalha, Jacques Marcovitch, Rubens Barbosa, Irineia Maria Braz Pereira Senise, Fernando Menezes de Almeida,, Alfonso Ruiz Miguel , Tercio Sampaio Ferraz Junior, Rodrigo Cadore, Elza Boiteux , Orlando Villas Bôas , José Antonio Dias Toffoli , Paulo Henrique Rodrigues Pereira , Ricardo Spindola Diniz, Ricardo Pereira Junior , Adriano Correia , Alfredo Attié Junior, Mara Regina de Oliveira , André Lucenti Estevam , Teresa Ancona Lopez, Manoel Gonçalves Ferreira Filho , José Carlos de Magalhães , Marco Aurélio Mello , Eduardo Bittar , Joaquim Falcão, Flavia Piovesan e Bruno Barbosa Borges, Odete Medauar, Carlos Otávio Bandeira Lins.

São autores do volume 2, com 784 páginas: Fábio Konder Comparato, Hugues Fulchiron, Wolfgang Heuer, Samuel Rodrigues Barbosa, Nina Beatriz Stocco Ranieri, José Levi Mello do Amaral Junior, Isis Aparecida Conceição, Camila de Jesus Mello Gonçalves, Pedro B. de Abreu Dallari, Judith Martins-Costa e Pietro Weber, Solano de Camargo, Luiz Edson Fachin e Roberto Dalledone Machado Filho, Joaquim Carlos Salgado e Ricardo Henrique Carvalho Salgado , Guillherme Assis de Almeida, Marcelo de Azevedo Granato , Laura Souza Lima e Brito, Camila Perruso , Daniela Batalha Trettel e Davi Quintanilha Failde de Azevedo, Ana Paula Magna da Silva Frasca Castelhano, Angela Limongi Alvarenga Alves, André de Carvalho Ramos, Synésio Sampaio Góes Filho, Osmar Chohfi, Laura de Mello e Sousa, Masato Ninomiya, Gelson Fonseca Jr., Mario Losano, Eduardo Tomasevicius Filho, , Rubens Ricupero, Gustavo Ferraz de Campos Monaco, Geraldo Miniuci e José Augusto Fontoura Costa, Livia Gaigher Bósio Campello e Rafaela de Deus Lima, Alberto do Amaral Junior e Daniel Damásio Borges, Umberto Celli Junior, Murilo Gaspardo, Rui Manuel Moura Ramos, Nadia de Araujo.