A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Diretoria
Diretoria

FDUSP recebe diretor da Faculdade de Direito de Macau para debater futuras parcerias entre as instituições

As ações de internacionalização da Faculdade de Direito da USP estão perto de serem ampliadas com instituições estrangeiras, para além das já firmadas. A diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara, e os docentes Gustavo Monaco, presidente da Comissão de Pós-Graduação; e Ana Maria Nusdeo, vice-presidente da Comissão de Cooperação Internacional e Nacional, receberam Tong Io Cheng, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Macau e diretor do Centro de Estudos Judiciários e Jurídicos da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Em discussão, o que pode ser feito em conjunto. Ambas as instituições se puseram à disposição para futuras parcerias.

Cheng assinalou que a FD de Macau é a única faculdade que ensina o Direito Chinês na língua Portuguesa, sendo que no mesmo local são oferecidos os cursos em chinês e em inglês (os três idiomas são falados no País). Atualmente, são 1.400 alunos, incluindo Graduação e Pós-Graduação e a deles intenção é ampliar as atividades externas. Para isso, explicou, tanto a diretoria da FD quanto a reitoria da universidade têm conversado inclusive com supremas cortes e universidades, especialmente as de língua portuguesa.

Uma das conversas versou sobre a criação de um centro de estudos envolvendo Brasil-China, por meio da USP e Macau. “Precisamos estreitar os laços entre pesquisadores, docentes e discentes”, afirmou Cheng.

Por sua vez, Ana Elisa acentuou que a USO tem cerca de 450 convênios com várias universidades estrangerias e que a Faculdade de Direito também tem suas parcerias. Dentre as quais, lembrou da dupla titulação com a Universidade francesa de Lyon e demais doutoramentos específicos. “São parcerias que têm funcionado muito bem”, disse.

Monaco acentuou que esses convênios permitem deslocar alunos da Faculdade de Direito da USP para outras Faculdades estrangeiras e vice-versa. “Temos cursos em que as aulas são dadas no Brasil por um determinado período e, depois, nossos alunos e professores passam um tempo também na universidade do país (parceiro), para o estudo no exterior”, disse.

Por fim, todos concordaram que, principalmente em doutoramento, com convênios específicos, bem como grupos de pesquisa com características internacionais faz com que professores e alunos tenham uma inserção significativa.

Cheng afirmou que irá escrever uma proposta para ver em quais aspectos serão possíveis avançar, enquanto Ana Elisa ressaltou (em nome dela e do diretor, professor Celso Campilongo, que não pode estar presente pois estava em evento em Brasília) a alegria poder trabalhar em conjunto. Outro ponto também será a cooperação por meio de artigos para uma das revistas da Universidade de Macau, na versão em português.

 

Edição: Kaco Bovi

 

#fdusp #direitousp #macau #direito #fdmacau #parceria

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000