Projeto, que está em fase de arrecadação de doações, foi apresentado à diretoria da FDUSP
O compromisso da Universidade de São Paulo com a juventude negra, com a construção de uma sociedade antirracista e na busca de combater as inequidades raciais estarão reforçados na Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto. A instituição está em campanha para a construção do Monumento Juventude Negra na USP, tendo como base o “Portal da Memória”, do escultor Jorge dos Anjos.
A proposta da FDRP foi apresentada à diretoria da Faculdade de Direito da USP da Capital, em reunião que contou com o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, o diretor da FDRP, Nuno Coelho; com o docente Fredson Carneiro, Isabella Amaro, Bruna de Paula, Caio Andrade e Paulo Henrique Santos Junior, do Coletivo de Estudantes Negros da USP Ribeirão.
Nessa primeira etapa, a ação consiste na busca de doações para tornar a obra possível, que tem como foco celebrar a diversidade e a igualdade.
A iniciativa foi muito bem aceita por Campilongo que ressaltou a necessidade de ampliar as ações em prol da igualdade. “Este monumento, de Jorge dos Anjos, reforça nosso compromisso com os direitos humanos e com a luta contra a desigualdade”, disse.
De acordo com idealizadores, a concepção e concretização estão em diálogo com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia, que se dedica a pesquisas e ações antirracistas.
O Monumento consistirá em uma obra em aço, de oito metros de altura e três toneladas, instalada defronte à FDRP, marcando o campus de Ribeirão Preto da USP. “O objetivo é sinalizar de forma monumental o valor da presença das pessoas negras em nossa Universidade, especialmente neste lugar que já foi palco do trabalho forçado de pessoas escravizadas, e em que ainda há muito a construir para assegurar equidade racial”, acreditam.
A obra foi encomendada a Jorge dos Anjos, com obras presentes em importantes espaços públicos (como a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte) e no acervo de museus no Brasil (Pinacoteca de São Paulo e o Museu Afro Brasil) e no exterior (como o Penn Museum).
A campanha de captação de recursos para o Monumento é organizada em parceria com a Associação de Antigos Alunos da FDRP, com o apoio da FUSP.
Confira mais detalhes. Doe. Faça parte dessa ideia: https://encurtador.com.br/vpWy0
#fdusp #direitousp #fdrp #monumento #antirracismo