O pan-africanismo como mediação teórico-metodológica específica, com vistas à investigação da história das lutas emancipatórias na África e na diáspora africana está no centro de discussões do livro “Pan-Africanismo: uma História”, a ser lançado dia 10 de maio, a partir das 19h, no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP. A edição brasileira revela a particularidade de um levantamento historiográfico substantivo, com horizontes amplos, abertos, não restritivos ou exaustivos do tema.
O encontro terá como palestrantes Mario Soares Neto, doutorando pela FDUSP e tradutor da obra; a professora Júlia Silva Lenzi, Direito do Trabalho e da Seguridade Social da SanFran; o docente Muniz Gonçalves Ferreira (UFRRJ) e Letícia Parks, fundadora do Quilombo Vermelho.
A obra traz a primeira pesquisa historiográfica deste século que se propõe a analisar a história de intelectuais, militantes e organizações pan-africanistas na África e na diáspora africana, estabelecendo uma sofisticada análise a partir do século XVIII até a fundação da União Africana.
O autor, o professor Hakim Adi, é um dos mais destacados teóricos do Pan-Africanismo na atualidade e foi a primeira pessoa de origem africana a se tornar professor de história na Grã-Bretanha. A tradução, notas e prefácio à edição brasileira foram realizados cuidadosamente por Neto; um feito acadêmico no contexto de resistências políticas e culturais, em defesa da emancipação dos povos africanos e da diáspora africana.
“A tradução deste livro é um feito acadêmico a ser celebrado entre nós, mas é também uma expressão de ativismo e de democracia inclusiva”, escreve Neto. “A edição brasileira representa um ato de rebeldia contra modelos muito canônicos, que continuam deixando de incluir pensadores negros em seus cursos e programas”, acrescenta.
Os inscritos receberão certificado emitido pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo, da FDUSP, coordenado pelos professores Marcos Orione e Flavio Batista.
Primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
Inscreva-se, participe: https://bit.ly/41ZlvF7
#fdusp #direitousp #africanismo #historiogtafia #inclusao #pertencimento