Direitos

Delegação da FDUSP participa de encontros com dirigentes e de congresso na Espanha

Tratar de pautas conjuntas entre as Faculdades de Direito da Universidade de São Paulo e da Universidad Complutense de Madrid e de outras Academias na Espanha, bem como participar de eventos no Exterior marcam viagem da delegação da FDUSP à Espanha.

Formada pelos professores Celso Fernandes Campilongo (diretor), Ana Elisa Bechara (vice-diretora) e Fernando Facury Scaff (superintendente Jurídico da USP), a equipe participou de rodadas de conversas com Ricardo Alonso García (diretor) e Luiz Maria Carzola Prieto (catedrático), da FD de Universidad Complutense de Madrid. Conversaram também com Ricardo Lorenzetti, ministro da Suprema Corte Argentina.

Para Campilongo, esses encontros são essenciais não apenas para a troca de experiências internacionais acerca de conteúdos oferecidos por essas instituições, mas também para tratar de assuntos relacionados ao intercâmbio entre estudantes.

“São encontros como estes que nos permitem ampliar as trocas de informações e a estimular que o aluno e o docente de instituições distintas tenham oportunidades de estudar e participar de outras academias”, acredita, referindo-se ao aprimoramento de convênios de âmbito internacionais.

Nesta terça-feira, Campilongo, Ana Elisa, Facury Scaff e o profesor Fernando Dias Menezes, Direito do Estado da FDUSP e diretor-administrativo do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, que complementa a delegação da SanFran, proferem palestra no IV Congreso internacional de la Unión Iberoamericana de Universidades y Cortes Supremas. Iniciado nesta segunda-feira tem como tema central “Independencia Judicial y Estado de Derecho”.

Independência

Ao lado do ministro Jose Antonio Dias Toffoli, Supremo Tribunal Federal; de Elizabeth Guimaraes Teixeira Rocha, ex-presidente e ministra do Supremo Tribunal Militar; estão no painel “Independencia judicial y Estado de Derecho en la República Federativa de Brasil”. A moderação será feita por Marien Aguilera Morales, catedrática da UCM.

Na foto principal, Facury Scaff, Ana Elisa, Campilongo, Alonso García, Lorenzetti e Prieto.