Especiais

Apresentação da Orquestra Sinfônica na Sala São Paulo inaugura programação de comemorações dos 90 anos da USP

A abertura da série de eventos em comemoração aos 90 anos da Universidade de São Paulo, em 25 de janeiro, terá apresentação de concerto Orquestra Sinfônica, às 18h45 (25/01), na Sala São Paulo. A ocasião dará início a vários outros eventos que serão realizados ao longo do ano.

A data remete à ocasião em que, o então interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da instituição em 1934.

A apresentação da Osusp terá o pianista Nahim Marun como solista e regência do maestro Gil Jardim. Inclui repertório de Camargo Guarnieri, George Gershwin e Modest Mussorgsky.

A programação da noite incluirá a exposição de uma galeria, onde ex-reitores comentam a respeito do futuro da Universidade e também a entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira para entidades com atuação de grande relevância na parceria com a USP ao longo dos anos. Instituída em 2008, a honraria é uma homenagem da Universidade às pessoas e instituições que contribuem para a sua valorização e desenvolvimento.

De acordo com a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que preside a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 anos, o ano de 2024 será permeado por uma série de ações alusivas a esta data. “Estão sendo planejadas não apenas atividades festivas ou sociais, mas também aquelas de cunho acadêmico e de valorização histórica, como é o caso do edital da Edusp para a publicação de obras, pois a ideia é não apenas celebrar, mas deixar um legado”, disse.

Por sua vez, o reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressalta que o evento será um momento de simbologia e de reconhecimento a respeito do que a história da USP representa para a sociedade. “Noventa anos é uma efeméride, e é ao mesmo tempo uma oportunidade para a Universidade fazer um balanço de suas atividades e pensar o seu futuro”, diz.

Apesar de os ingressos já terem sido esgotados poucas horas depois de terem sido disponibilizados, o público poderá acompanhar ao vivo pelo canal do YouTube.

Assista, reverbere: https://www.youtube.com/watch?v=ttUnPk7V_nU

#fdusp #usp90 #sinfonicausp #universidadedesaopaulo #historiadausp