A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
FDUSP. 200 ANOS DE HISTÓRIA, PROJETANDO O FUTURO
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
Diretoria
Diretoria

FDUSP: a 52ª do mundo

Avaliação é do THE World University Ranking, que posiciona a USP como 141ª, a universidade ibero-americana mais bem colocada no ranking

 

A Faculdade de Direito da USP está entre as melhores do mundo na área jurídica. A instituição aparece no 52º lugar no “THE World University Ranking”, sendo a mais bem posicionada na América do Sul. No ranking geral das universidades, a USP ocupa a posição 141ª, sendo a Ibero-americana mais bem posicionada.

No ranking setorial do Direito da consultoria britânica Times Higher Education (THE), a FD subiu seis posições: era 58ª em 2025.

Para a diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, essa avaliação demonstra a qualidade da instituição, que está perto de completar 200 anos de história (foi criada em agosto de 1827).

No topo da lista das Universidades está a de Oxford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e pelas Universidades Princeton e Stanford, empatadas na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

Entre as instituições latino-americanas, na classificação global, as brasileiras ocupam as melhores colocações. Depois da USP, as universidades mais bem posicionadas foram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo entre 326-350; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no grupo 601-650; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), no grupo 651-700. Ao todo, o Brasil tem 58 instituições classificadas.

Para o reitor da USP, Aluísio Segurado, o desempenho da instituição é resultado do trabalho coletivo de excelência de seus estudantes, funcionários e docentes.

 

Metodologia

O THE Ranking utiliza como indicadores de desempenho as seguintes áreas: ensino (ambiente de aprendizado); ambiente de pesquisa (volume, receita e reputação); qualidade de pesquisa (impacto das citações, relevância, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (corpo docente, estudantes e pesquisa) e indústria (receita e patentes).

 

Em entrevista ao Jornal “O Estado de S.Paulo”, Phil Baty, diretor de Assuntos Globais do THE afirmou: “É muito encorajador ver alguns sinais fortes de resiliência no ranking deste ano. Entre eles, uma classificação recorde para a principal instituição do continente, a Universidade de São Paulo".

 

Confira o ranking em Direito. Reverbere: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2026/subject-ranking/law

 

#fdusp #direitousp #ranking #the

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000