Meio Ambiente

Na ONU, professora Patrícia Iglecias destaca a importância da participação jovem para criar um mundo mais sustentável

A importância do engajamento dos jovens nos processos de governança multilateral e o papel essencial das novas gerações na construção de resiliência e na implementação do pacto para o futuro deram norte a palestra da professora Patrícia Iglecias, Direito Civil da Faculdade de Direito da USP e Superintendente de Gestão Ambiental da USP, na Organização das Nações Unidas (ONU) durante o evento “O Futuro do Multilateralismo: Empoderando a Juventude e Construindo Resiliência”, na sede ONU, em Nova York.
Na ocasião, a docente da FDUSP abordou barreiras e oportunidades para a participação dos jovens nas políticas locais, nacionais e globais sobre riscos e resiliência.
O reuniu líderes globais, acadêmicos e ativistas para debater a importância do envolvimento dos jovens em questões essenciais para desenvolvimento sustentável.
Patricia destacou o compromisso da Universidade em criar espaços para que os jovens liderem e influenciem políticas, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais resilientes. “A USP, sendo a maior Universidade da América do Sul, com cerca de oitenta mil estudantes, tem a responsabilidade de ir além da formação acadêmica. Estamos comprometidos em promover uma cultura de resiliência e em proporcionar aos jovens a oportunidade de liderar em suas comunidades”.”
De acordo com a docente, o multilateralismo refere-se à cooperação entre várias nações para lidar com problemas globais de maneira conjunta. “Essa abordagem promove a tomada de decisões coletivas em fóruns internacionais, como a ONU, com o objetivo de buscar soluções que beneficiem a todos”, acredita. Nessa direção enfatiza que esses encontros reforçam a importância de fortalecer a governança global por meio da ação conjunta entre governos, organizações e jovens líderes.
Outro ponto mencionado foi o Programa USPSusten, que incentiva estudantes a gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis, além de promover parcerias com o governo e organizações da sociedade civil.

#fdusp #direitousp #sustentabilidade #meioambiente #multilateralismo #resiliênciaJuvenil #agenda2030 #onu #youthleadership #sustainablefevelopment #globalgovernance