Os mais diversos temas de conhecimento ao ensino acadêmico estarão em discussão entre os dias 15 e 17 de março, durante a edição 2022 da Semana Pedagógica da Faculdade de Direito da USP. Três eixos centrais marcarão os encontros coordenados pelo professor Francisco Paulo De Crescenzo Marino, Direito Civil da FDUSP, e direcionados, sobretudo, aos docentes e alunos de Pós-Graduação. As atividades serão realizadas no Auditório Ruy Barbosa Nogueira, com transmissão pelo Canal do YouTube.
O primeiro eixo é sobre “O Ensino Jurídico no Bicentenário da Independência”. Na quarta será a vez de “Legados do ensino remoto e desafios para o retorno às aulas presenciais”; e, na quinta, “A construção de um projeto coletivo de ensino”. Haverá, ainda, lançamento de livro.
Ao longo desses três dias, os alunos poderão assistir às palestras de professores da FDUSP e de convidados de outras Academias de Direito. “É uma oportunidade ímpar para debater temas fundamentais para o ensino jurídico, com foco tanto na complexa experiência do passado recente como nas iniciativas futuras, voltadas à construção de um projeto coletivo de ensino, o que está em linha com o programa da nova gestão da Faculdade”, assinala Marino.
No primeiro dia, a partir das 09h00, Celso Fernandes Campilongo, diretor; Maria Paula Dallari Bucci e Nina Beatriz Stocco Ranieri, respectivamente, ex-presidente e atual presidente da Comissão de Graduação, irão debater “O projeto pedagógico e a formação para os desafios jurídicos do Brasil”, com mediação do professor Marino. Na segunda mesa, às 11h00, Ana Elisa Bechara, vice-diretora eleita da FDUSP, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho (USP-Ribeirão Preto) e Oscar Vilhena Vieira (FGV-SP) estão em “Diálogo entre instituições sobre a formação para os desafios jurídicos do Brasil”, com mediação de Heitor Vitor Mendonça Sica (DPC-FDUSP).
A quarta-feira tem início às 14h00, com “Aprendizados do ensino remoto”. Nele estarão os docentes da SanFran Eduardo Tomasevicius Filho (DCV), Helena Regina Lobo da Costa (DPM) e Guilherme Guimarães Feliciano (DTB), com mediação de Carlos Pagano Botana Portugal Gouvêa (DCO).
A partir das 15h45, será a vez de “Rumo a um ensino híbrido?”, com Luciano Anderson de Souza (DPM), Mariângela Gama de Magalhães Gomes (DPM) e Marcos Augusto Perez (DES), mediado por Marta Cristina Cury Saad Gimenes (Processo Penal).
Na quinta-feira, às 09h00, os trabalhos serão abertos com “Ensino interdepartamental”. As exposições ficarão a cargo de José Augusto Fontoura Costa (DIN), Sheila Christina Neder Cerezetti (DCO) e Alessandro Serafin Octaviani Luis (DEF), mediado por Susana Henriques da Costa (DPC).
Às 10h45, a última mesa abordará o “Ensino interinstitucional”, com Juliano Souza de Albuquerque Maranhão (DFD), Luis Fernando Massonetto (DES) e Heidi Rosa Florêncio Neves (DPM). A mediação será de Claudio Luiz Bueno de Godoy (DCV).