Impossível passar pela história do Direito sem esbarrar no aprendizado dado pelo professor emérito Dalmo de Abreu Dallari, Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP. Um dos principais nomes do Direito Constitucional brasileiro, alicerçou carreira na defesa dos direitos humanos e na garantia do Estado de Direito.
Difícil citar apenas alguns de seus trabalhos ao longo dos últimos anos. Graduado pela FDUSP em 1957, foi aprovado, em 1963, no concurso para livre-docente em teoria geral do estado, e, no ano seguinte, passou a integrar o corpo docente.
Dalmo está sendo homenageado nesta semana pela Escola Superior da Advocacia da OAB-CE, por meio do II Congresso Interamericano de Direito Público.
E nesta quarta-feira (24/11) dois de seus colegas de Departamento da SanFran, Eunice Aparecida Prudente e Floriano de Azevedo Marques Neto, proferem palestras no evento que, na abertura, contou com a professora Nina Ranieri.
O tema do dia será “O Estado no Século XXI: Sobre a importância da manutenção da disciplina Teoria do Estado nos cursos de Direito”. A professora Eunice, integrante da Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, apresenta – logo mais, às 10h00. Por sua fala, o diretor Marques Neto, às 16h00.
Ainda nesta quarta-feira, encerram a programação, a ministra do STF Cármen Lúcia, e a professora Eneida Desiree Salgado (UFPR).