A Faculdade de Direito da USP inicia, neste dia 17 de dezembro, o Projeto Memórias, em conjunto com a Fundação Arcadas.
O objetivo é preservar, por intermédio de entrevistas com docentes, a história da mais antiga e mais tradicional Faculdade de Direito do Brasil que irá completar 200 anos.
A primeira entrevistada é a docente Odete Medauar, professora Titular Sênior de Direito Administrativo no Departamento de Direito do Estado.
O bate-papo aconteceu na Sala da Congregação da FDUSP com o professor Fernando Facury Scaff.
Alicerce do cenário jurídico acadêmico
O Projeto Memórias foi concebido em 2024 como uma parceria entre a Faculdade de Direito da USP e a Fundação Arcadas visando a preservar visualmente a história da Instituição por meio do depoimento de seus professores sêniores, que ajudaram no passado recente a alicerçar seu destaque no cenário jurídico-acadêmico, o que ocorre ao longo de quase dois séculos. O Projeto buscou também preservar certo grau de intergeracionalidade por intermédio dos entrevistadores, predominantemente docentes que hoje se encontram em plena atividade acadêmica.
O foco é conhecer melhor a relação de cada um desses docentes com a Faculdade, seja enquanto aluno, caso tenha sido, seja como professor de destaque dos cursos de Graduação e Pós-Graduação ministrados, e como gestor da Instituição, se isso tiver ocorrido. Por meio de seu depoimento busca-se identificar como era o ambiente acadêmico de sua época de aluno ou de docente, seus relacionamentos com os demais componentes da Faculdade, alunos, servidores e demais professores, e as relações pessoais daí decorrentes.
Os depoimentos dos docentes permitirão que a sociedade conheça um pouco mais da história recente desta Faculdade, que possui o destaque ímpar de ter tido dentre seus alunos 13 presidentes da República, o que é um legado à história brasileira. Além disso, muitas das teorias jurídicas disseminadas no Brasil tiveram sua gênese nesta vetusta Academia, várias delas criadas ou veiculadas pelos docentes que fazem parte do Projeto.
Por meio desta iniciativa, a Diretoria da Faculdade de Direito e a Diretoria da Fundação Arcadas buscam recuperar e preservar parte da recente memória jurídico-acadêmica nacional.
No YouTube: https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP
Diretoria da Faculdade de Direito Diretor-Executivo da Fundação Arcadas
Celso Campilongo Fernando Facury Scaff
Ana Elisa Bechara