A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Liberdade de Cátedra é tema de Podcast da FDUSP

A tão cara Liberdade de Cátedra ou Acadêmica, ferramenta importante para o ensino no país, está em discussão em Podcasts organizados pelo professor Ronaldo Porto Macedo Jr., Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. O primeiro episódio reuniu o professor José Eduardo Faria (DFD-FDUSP) e Adriane Sanctis, mestre e doutora em Direito pela FDUSP.

Os especialistas debateram o tema central tendo como eixo “A história da liberdade acadêmica no Brasil e no mundo”, sobre a relação entre academia e atividade política e acerca das conexões entre liberdade acadêmica e liberdade de expressão.

Conforme expôs Faria, é preciso levar em consideração que a ideia de liberdade de cátedra está ligada a aos diferentes cursos e as diferentes faculdades criadas depois que o Brasil se tornou independente.

O docente explicou que a ideia de universidade vem do século XX. Começa com os cursos de Direito em 1827, somada a Escola Militar, no Rio de Janeiro, e a Escola de Medicina. “Mas a ideia de um ensino sistematizado, associado à pesquisa vem na primeira metade do Século XX, notadamente após a derrota de São Paulo na revolução constitucionalista, no golpe de Estado de Vargas e na tentativa de a elite paulista ascender ao poder não mais militarmente ou politicamente, mas pelo conhecimento”, diz

Para Adriane Sanctis é fundamental se aprofundar sobre a questão da liberdade acadêmica. De acordo com ela, há ainda bastante espaço para se discutir a questão e escrever sobre doutrina de liberdade acadêmica. “É bastante importante que a doutrina cresça. Precisamos olhar para modelos diversos e ver como eles se desenvolveram no Brasil, mas também é importante olhar para universidades em outros países que sofreram ataques à liberdade acadêmica em processo de declínio democrático”, assinala.

A apresentação e o roteiro foram realizados por Daniel Murata, pesquisador de pós-doutorado na Faculdade de Direito da USP e doutor em direito pela Universidade de Surrey.

 

Ouça, discuta, compartilhe

 

#fdusp #direitousp #democracia #liberdadedecatedra

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000