Especiais

Possibilidade de parcerias e intercâmbio pautam visita de juiz e professor angolano à FDUSP

Parcerias com universidades em países de língua portuguesa foram os principais destaques em encontro com o juiz do Tribunal Militar e professor de Direito Constitucional em Angola Matias Caxixi, em visita à Faculdade de Direito da USP. O magistrado foi recebido pelo diretor Celso Fernandes Campilongo e pelos professores Gustavo Monaco, Direito Internacional e presidente da Comissão de Pós-Graduação; e Ronaldo Porto Macedo Junior, Filosofia e Teoria Geral do Direito e presidente da Comissão de Cooperação Internacional. Acompanharam o encontro Letícia Ramos, pela Representação Discente da SanFran, João Canda, da LiterÁfrica, e o advogado Ed Matos da Silva.

Entre as possibilidades de parceria foram aventadas a realização de seminários e outros eventos, bem como a possibilidade de intercâmbios entre faculdades angolanas e a FDUSP, principalmente na pós-graduação. Campilongo lembrou que houve época em que a SanFran contou com vários estudantes de origem Africana, porém, poucos angolanos.

Mônaco ressaltou o programa de doutorado com alunos de Moçambique. Também ressaltou o trabalho realizado pela SanFran no sentido das ações afirmativas e abordou ainda o sistema de cotas – atualmente com 50% dos estudantes da Graduação.

Por sua vez, Campilongo ressaltou a importância de promover mecanismos que facilitem o ingresso de alunos na Graduação e na pós-graduação oriundos de países africanos. “Temos convênio de dupla titulação, por exemplo, com a Universidade de Lyon (França), mas não temos com Moçambique e Angola”, disse.

Caxixi ressaltou que irá ampliar a discussão em seu país para promover esse intercâmbio. “Vamos quebrar esse gelo”, afirmou.

Canda aventou a possibilidade de fazer parcerias com a FDUSP até o próximo ano; e Macedo Junior ressaltou como um primeiro passo de aproximação com Angola a realização de seminários conjuntos. “O momento não poderia se melhor por conta da urgência dessa aproximação”, afirmou.

Além da busca de parcerias, Caxixi esteve no Brasil também para lançamento dos livros “A Tutela Constitucional da Justiça militar em Angola – Introdução ao Direito Militar Angolano” e “Os Poderes do Presidente da República como Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, contributos para o Direito Administrativo Militar: o Caso Angolano” e proferir palestras.

#fdusp #angola #literafrica