Especiais

Cartilha destaca importância do voto em candidatos preocupados com o meio ambiente

Preocupação que tem de ser primordial no plano de governo de candidatos, o meio ambiente, é foco de cartilha elaborada pelos alunos da oficina de Direito Ambiental da Faculdade de Direito da USP, coordenada pela professora Ana Maria Nusdeo (DEF-FDUSP). A publicação inicia com a pergunta que deve ser feita aos eleitores: “Seu candidato está preocupado com o clima?”.

Quanto aos alertas, aponta para o fato de o Brasil ser o quinto maior emissor de gases de efeito estufa. Que a mudança do clima provoca problemas em grandes proporções, obrigando o País a gastar mais de R$ 300 bilhões nos últimos 20 anos, por conta de desastres que poderiam ser evitados. Um desses, o provocado pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis (RJ), deixando mortos e desabrigados.

Nessa direção, outra pergunta é posta: “Seu candidato apresenta propostas para tentar sanar esses problemas?”. Observando que os representantes precisam ter planos para essas questões.

E ressalta que é lei respeitar o Acordo de Paris, de 2015, que tem entre as metas manter o controle do aquecimento global. É dever do Brasil reduzir o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, dentre outras obrigações previstas.

Por fim a publicação ressalta que ainda está em tempo de mudar. “Seu voto pode ser o início da virada”, escrevem os membros do grupo.

Leia, discuta, compartilhe. Confira detalhes da publicação