A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direitos
Direitos

Biblioteca da FDUSP recebe livros doados pelo professor Adilson de Abreu Dallari

A Biblioteca da Faculdade de Direito da USP foi enriquecida com o recebimento de mais obras. Dessa vez, a doação foi feita pelo jurista Adilson de Abreu Dallari, que enviou quase trezentos livros de sua coleção particular. Dentre elas, três obras raras.

São “Institutiones juris nature et gentium ex optimis scriptoribus Gothofredi, Grotii, Puffendorf, Gravinæ, Heinecii, et aliorum, ad usum cupidae legum juventutis singulis titulis institutionum juris civilis, et naturalis accomodatae”, Joanne Burlemaquio, 1760; “Epitome – Direito Administrativo Brasileiro”, 1884, apresentado à Congregação da SanFran pelo professor José Rubino de Oliveira; e “El Ordenamiento Juridico”, Santi Romano, Instituto de Estudios Politicos, Madri, 1968.

A coleção doada por Adilson Dallari, graduado pela FDUSP, turma de 1966, e docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), inclui publicações dos professores Roberto Dromi, com títulos como “Derecho Comunitario”, “Derecho Admnistrativo” e “Licitacion Publica”; e Agustín A. Gordillo, “La Adminitración paralela”. Também de Allan R. Brewer-Carías, “Contratos Adminitrativos”.

 

Enriquecimento

Para o diretor da FDUSP, professor Celso Fernandes Campilongo, as doações de coleções, como tem ocorrido (recentemente, a instituição recebeu o acervo do professor Antônio Cintra), são fundamentais para o enriquecimento da SanFran, bem como contribuem para que os estudantes tenham acesso às obras, muitas vezes, raras.

“Por meio dessas doações, a Biblioteca da Faculdade amplia a quantidade de títulos em seu acerco, material importante de consulta e estudo”, diz.

Adilson de Abreu Dallari é formado pelas Arcadas, membro do Conselho Científico da SBDP, consultor jurídico e advogado. Participou, como membro, da Comissão que elaborou o anteprojeto da lei federal do processo administrativo (Lei 9.784/1999). É autor de diversos livros, como “Aspectos Jurídicos da Licitação”; “Regime Constitucional dos Servidores Públicos”; “Desapropriações para Fins Urbanísticos”; “O que é funcionário público?”, “Processo Administrativo”, além de artigos, pareceres e estudos em revistas especializadas.

Defensor do Estado Democrático de Direito, Adilson Dallari tem, entre seus trabalhos, contundente Carta Contra os Abusos e Censuras cometidos pelo Regime Militar, que foi lido no Pátio das Arcadas em 11 de agosto de 1966, dois anos após o golpe de 1964. É irmão do professor emérito da FDUSP Dalmo de Abreu Dallari, símbolo da luta pelos direitos humanos, que faleceu em 08/04 último.

 

Confira o texto completo. Discuta, reverbere

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000