Edição: Kaco Bovi
O professor Heleno Taveira Torres, Direito Financeiro da Faculdade de Direito da USP, representou a Universidade de São Paulo na posse do ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela maioria dos ministros do primeiro escalão, Alckmin destacou os desafios à industrialização do país e suas prioridades.
“O momento impõe trabalharmos incansavelmente pelo emprego e pela distribuição de renda, em apoio à indústria, ao comércio e ao setor de serviços”, enfatizou Alckmin, acrescentando que o sucesso do setor produtivo brasileiro exige a simplificação das regras do sistema tributário de forma a favorecer a competitividade nacional.
O governo federal conta com docentes, alunos e antigos alunos, tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação da USP e, em especial, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Não apenas entre os ministros, os representantes da Universidade estão nas Secretarias e em diversos postos.
Heleno Torres acentua que a USP, seguindo a direção do Reitor, Carlos Gilberto Carlotti Jr., precisa atuar lado a lado com a sociedade civil e as instituições democráticas. “A USP tem muita satisfação em prestigiar os diversos docentes e estudantes (antigos alunos e os de pós-graduação) que se somam aos quadros do novo governo, porque isso é uma evidência da alta qualificação de formação e do compromisso de servir à comunidade", assinalou.
Outro ponto em destaque está na diversidade do atual governo em todos os setores. Na Pasta de Direitos Humanos, por exemplo, comandada pelo pós-doutor na FDUSP, Silvio Almeida, está Isadora Brandão Araújo da Silva, graduada, mestre, doutoranda e professora no programa “Incluir Direito”.
No Ministério da Justiça, estão Marta Rodriguez, Marivaldo Pereira e Estela Aranha; na CGU, o professor Vinícius Marques de Carvalho, que tem entre os secretários Robinson Barreirinhas e Marcos Barbosa Pinto. Isso, apenas para citar alguns dos novos integrantes no governo que fazem parte da história da Universidade de São Paulo.
Entre posses
Superintendente de Relações Institucionais da Universidade de São Paulo, Heleno Torres esteve ainda na posse do presidente Lula, ao lado do Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; em que compareceram os docentes da FDUSP Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, ambos ministros do STF; e Vinícius Marques de Carvalho (ministro da CGU). Ao lado de Carlotti, compareceu à cerimônia do antigo aluno da SanFran Fernando Haddad (Fazenda).
Nas solenidades de José Múcio Monteiro (Defesa), Flávio Dino (Justiça) e Jorge Messias (AGU), estava com Otavio Luiz Rodrigues Jr. (DCV-FDUSP); de Vinícius Marques de Carvalho (CGU), ao lado do diretor Celso Fernandes Campilongo. Também representou a instituição nas posses de Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); e Geraldo Alckmin, com a docente Patrícia Iglécias (DCV-FDUSP).