A primeira edição do Programa Vivencia da SAJ: Diversidade e Equidade, promovida pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil em parceria com o Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal, selecionou vinte estudantes negros ou quilombolas devidamente matriculados em cursos de Graduação em Direito, no 8º período ou nos períodos subsequentes (fase final do curso) de todas as regiões do Brasil. Dentre eles, três são alunos da Faculdade de Direito da USP. São eles, Julia Soares Araujo (FDUSP), Danton Mello (FDUSP) e Isabella Amaro (USP-RP)
Durante o período de cinco dias, os aprovados tiveram a oportunidade de conhecer ações de instituições públicas, participando de oficina e curso sobre elaboração normativa; visitas técnicas a órgãos e entidades dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e oficina sobre a implementação de políticas públicas de combate ao racismo, bem como apresentar suas perguntas, compartilhar vivências e histórias.
Nas atividades, os estudantes foram recebidos pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal. O magistrado destacou a importância do uso da linguagem simples e a escuta atenta, de diferentes perspectivas, na atuação jurídica. Também, pelo ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça; bem como de Paulo Gonet Branco, procurador-geral da República.
Do Ministério das Relações Exteriores, com a embaixadora Vanessa Dolce de Faria, alta representante para temas de gênero do MRE; o conselheiro Fabrício Prado, da assessoria de participação social e diversidade do MRE; e o secretário Leonardo de Souza Santos, da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Energia do MRE; entre outros.
No evento, a mesa de abertura foi conduzida pela ministra Anielle Franco, pelo secretário-executivo de Assuntos Jurídicos, Marco Rogério, e pela coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência, Fernanda Saldanha.
#fdusp #direitousp #relacoesextreriores #stf