A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direitos Humanos
Direitos Humanos

Em debate, os 25 anos da Lei Brasileira do Refúgio, com lançamento de cartilha do GEMDIT

Os 25 anos da Lei do Refúgio estarão em debate nesta quarta-feira (22/06), às 16h00, em evento organizado pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, em conjunto com a Faculdade de Direito da USP, por meio do professor Antonio Rodrigues Freitas Jr., Direito Internacional do Trabalho e coordenador do Grupo de Pesquisa em Migração e Direito Internacional do Trabalho da FDUSP (GEMDIT).

O encontro, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira da FDUSP, terá palestra do professor André de Carvalho Ramos (DIN-FDUSP), bem como o lançamento das mais recentes cartilhas do GEMDIT, gratuitas, que tratam de Direitos Trabalhistas e Previdenciários para Imigrantes e refugiados.

Ramos adverte sobre os novos desafios enfrentados pelos refugiados. "A Lei nº 9.474/97 representa nesses 25 anos, o símbolo do compromisso brasileiro com a defesa dos direitos dos refugiados, em linha com a Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados de 1951. Cabe, agora, refletir sobre os novos desafios trazidos pelo aumento do número de refugiados e os seus impactos sobre a arquitetura normativa e institucional trazida pela lei", assinala.

 

Cartilhas 

Por sua vez, Freitas Jr. acrescenta a importância da publicação do GEMDIT, ao tratar noções de direitos trabalhistas e previdenciários de utilidade para migrantes e refugiados. Ele ressalta que as traduções do material para Francês, Espanhol e Inglês. E, agora, o início do próximo passo que é o Árabe. “Trata-se de material de imenso valor, por se tratar de cartilha gratuita, que orienta como receber e respeitar os direitos desses refugiados”, adiciona.

O time de palestrantes será completado pelo padre Marcelo Maróstica, Caritas Arquidiocesana de São Paulo; Joana Lopes, assistente de proteção do Acnur; Liliana Jubilut, professora de Direito Internacional da UniSantos; Beto Vasconcelos, ex-secretário Nacional de Justiça; Lais Nitta, coordenação geral do Conare-SP; e Jorge Boucinhas, vice-diretor do Gemdit.

O evento faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do refugiado, celebrado em 20 de junho, e também da Lei, a completar 25 anos em 22 de julho, próximo.

 

Assista, discuta, compartilhe

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000