A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

Alunos da Equipe de negociação da FDUSP faturam competição da Camarb

O histórico de bons resultados dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) nas competições nacionais e internacionais tem cada ampliado, cada vez mais, o horizonte. A Equipe USP de Negociação e Mediação Empresarial da SanFran faturou o título da XII Competição de Mediação Empresarial da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial, desbancando a Fundação Getúlio Vargas (RJ) e a Pontifícia Universidade Católica (MG).

O grupo de trabalho, coordenado pelo professor Carlos Alberto de Salles, Direito Processual Civil da FDUSP, também conquistou o 1º lugar no IV Meeting de Negociação – Etapa Nacional e o 1º lugar geral, equipe com a Melhor Estratégia de Negociação, e Melhor Negociador (Guilherme Gothardo) nas Qualificatórias Regionais Sudeste 2021 do Meeting de Negociação.

Em anos anteriores, por exemplo, já havia conquistado na competição da Camarb, o primeiro lugar como Mediador (2019) e os Melhores Planos de Mediação de requerente e requerida (2018), dentre outros títulos.

Para o graduando Lucas Pereira Calmon, do terceiro ano, o melhor negociador da competição de 2021, a vitória é uma sensação sem-igual. Conforme explica, foram precisos treinamentos incessantes, com horas semanais de reuniões.

Para alcançar o feito, os alunos da equipe também faziam os chamados amistosos com outras Faculdades. “Assim, podíamos aprender na prática o funcionamento da mediação, bem como corrigir possíveis erros e aumentar a nossa agilidade nas disputas”, disse. Ou seja, elaborar o plano de mediação.

Calmon conta que, no caso hipotético, estavam envolvidos o Estado de Vila Rica e duas empresas, uma de calçados e outra de energia. A primeira, durante a pandemia teve redução de demandas e, por falta de faturamento, não conseguiu arcar com os custos da energia. Diante disso, já se encontrava em procedimento de execução da dívida e com o início e uma arbitragem.

Os integrantes da Equipe explicam que, em relação à Competição de Mediação Empresarial da Camarb, trata-se da maior disputa desse tipo no Brasil. Ela ocorre em etapas, com fase escrita e oral. A oral se desenvolve a partir da simulação de sessões de mediação em painéis entre estudantes de universidades de todo o país, prezando pela autocomposição para a resolução do conflito proposto.

Para tanto, a cada ano a Camarb disponibiliza um caso complexo envolvendo Direito Empresarial, entre outras áreas inter-relacionadas, e questões puramente negociais.

Formam o time, Membros: Aline Correa Lemos, Bárbara Tonetti Akl, Beatriz Costa Coffone, Gabriela Callari, Helena Pereira da Silva, Juliana Santos Pinto Coelho, Leticia Morais Nadal, Lucas Pereira Calmon, Luiza Barreto Juppa, Maria Paula Freire Oliveira, Mariana Camilo Pinho, Nikolas Vaz Miranda, Silvia Roberta Reis Resstel e Vinícius Esposte.

Treinadores: Anna Laura Silva, Guilherme Quinoneiro Gothardo, Isadora Gimenez Nicolini, Leonardo Gomes Kós Kassawara, Luiza Chizue Gatti Murakami, Matheus Fernandes Santos da Silva e Matteo Dell’Agli Tattoni.

 

Novos rumos

Atualmente, Equipe USP de Negociação e Mediação Empresarial está preparando e buscando patrocínio para participar da “Ad Hoc Negotiation Competition”, que ocorrerá em Dubai, em novembro. Mais informações podem ser obtidas no Instagram (@equipecmeusp) ou no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/equipe-usp-negociacao/posts/?feedView=all

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000