A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Penal
Direito Penal

Simpósio homenageia o professor Miguel Reale Júnior, uma história de 80 anos

Uma vida dedicada ao sistema de Justiça, desde sua formação, nos bancos da tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, formado com a turma de 1967, período em que iniciou na Advocacia, Miguel Reale Júnior completou 80 anos (18 de abril) com o mesmo vigor que o fez um dos principais nomes em matéria de Direito Penal.
Para comemorar a data, a Faculdade de Direito da USP, instituição pela qual exerceu a docência por mais de 45 anos (na Graduação e Pós-Graduação) promove, nos dias 25 e 26 de abril, um simpósio em sua homenagem.
Para além da docência, Reale Jr. participou ativamente do Executivo Federal exercendo o cargo de Ministro da Justiça na presidência de Fernando Henrique Cardoso. No Legislativo, foi assessor especial da presidência da Assembleia Constituinte com o deputado federal Ulysses Guimarães. Desenvolveu, com a equipe de juristas liderada por Francisco de Assis Toledo, as reformas do Código Penal de 1984 e a Lei de Execução Penal do mesmo ano. Foi presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos após a Ditadura Militar.
A programação tem início, às 18h, com uma fala da diretoria da FDUSP. Seguida pela saudação do ex-ministro José Carlos Dias. O primeiro painel “Política criminal: respostas ao crime organizado. Dentro e fora do sistema penal” terá como painelistas Antônio Sérgio Pitombo; Helena Lobo da Costa, Mário Sarrubbo, Maurício Campos e Theodomiro Dias Neto.
No segundo dia, a partir das 08h30, Marina Coelho Araújo abre os trabalhos. Na sequência, acontece o painel “Sistema penal. Aplicação e execução de penas. Efetividade ou reformulação, com o desembargador Ângelo Ilha; a professora Mariângela Magalhães, o ministro Sebastião Reis, e Tatiana Stoco.
Para às 10h40 está programado “Direito Penal Negocial. Falência da dogmática?”, com Alexandre Wunderlich, Luciano Anderson de Souza, Marta Saad e Renato Silveira. Os trabalhos prosseguem com “Miguel Reale Jr. - o ontem, o hoje e o amanhã” e a saudação final pelo constitucionalista e professor Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV-Direito.

A Faculdade de Direto da USP fica no Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

 

#fdusp #direitousp #direitopenal

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000