A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Tributário
Direito Tributário

Experiência em Direito Tributário Internacional marca participação de estudantes da FDUSP no XIII Iberoamerican Tax Moot Court

Proporcionar aos estudantes a chance de discutir questões relevantes do Direito Tributário Internacional, em um formato de tribunal simulado, pautou o “XIII Iberoamerican Tax Moot Court”, que ocorreu em Bogotá, na Colômbia, e contou com a participação de time da Faculdade de Direito da USP. A extensão credenciada no Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário, sob orientação do professor Luís Eduardo Schoueri.

O evento ocorreu em Bogotá, na Colômbia e contou com universidades de todo o Brasil, bem como de países como Colômbia, Equador e Estados Unidos. Envolveu estudantes de Graduação e de Pós-Graduação.

 

Time

A equipe da FDUSP foi composta por Matheus Chebli de Abreu, Jonathan Malaquias, Ana Laura Pacheco e Luiza Carvalho da Silva. Teve Alina Miyake como "coach". O time foi aprovado na fase escrita da competição e alcançou as semifinais da fase oral.

De acordo com Miyake, o diferencial do Iberoamerican Tax Moot é a exposição a uma abordagem relevante e totalmente única da matéria. “Não há um mero aprendizado e reprodução da posição da OCDE (uma das autoridades nesse assunto, composta majoritariamente por países desenvolvidos). Isso porque, nesse Tax Moot, os alunos têm de pensar o Direito Tributário Internacional na perspectiva crítica dos países em desenvolvimento. Isso é incrível”, ressaltou.

Para Luiza Carvalho, participar do OITI Tax Moot de 2023 foi uma experiência muito enriquecedora. “Tivemos conteúdos que não estudamos normalmente na Faculdade, e pudemos desenvolver nossas habilidades de escrita jurídica e oratória em inglês. Além disso, conhecemos alunos de Graduação e de mestrado de vários países diferentes”, acrescentou.

Por fim, Abreu ressalta que ‘É uma experiência indispensável para todo aluno que deseja dar seus primeiros passos no Direito Tributário Internacional”.

 

#fdusp #direitousp #direitotributario #taxmoot

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000