Especiais

Antigo aluno da SanFran, ex-ministro Sidnei Beneti contribui como iniciativas para a Academia de Letras da Faculdade

Os antigos alunos da Faculdade de Direito da USP mantêm durante toda a vida uma ligação com a mais antiga e tradicional instituição de Direito do País, independentemente da carreira que sigam. É o caso de Sidnei Beneti. Formado em 1968, concluiu especialização em direito privado e direito processual civil, e o doutorado na FDUSP. Foi também do Diretório Acadêmico XI de Agosto e da Academia de Letras.

Sempre presente, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, tem estreitado ainda mais os laços. Nesta quinta-feira (14) reuniu-se com o diretor, professor Celso Campilongo, e com os atuais dirigentes da Academia de Letras para discutir diversos temas sobre a expansão das atividades. Entre as quais a realização de eventos, para promover o “Arte e Cultura nas Arcadas”.

Representando a Academia, estiveram presentes Vitor Basso (presidente), Ana Beatriz Augusto (vice-presidente), Thais Araújo (secretária-Geral) e Alexandre Stevanato (secretário administrativo)

Para Campilongo, o encontro foi bastante produtivo. “O ministro tem contribuído os estudantes em várias iniciativas. Tem, inclusive, ajudado a organizar a documentação jurídica da Academia de Letras”, disse.

O diretor lembrou que o ex-ministro realiza outras iniciativas para a Faculdade e, recentemente, fez uma doação de livros para a Biblioteca. Entre as obras entregues estão os resumos de aulas ministradas que, posteriormente, foram transformadas em apostilas pelo Centro Acadêmico XI de Agosto. Muitas delas sobre Direito Comercial e Direito Internacional Privado.

Ao final, Beneti pediu para Campilongo assinar o livro “Recordações, visitantes e mensagens – Superior Tribunal de Justiça, Ministro Sidnei Beneti”. “Sempre carrego esse livro de assinaturas, para registrar esses encontros”, disse.

Beneti ingressou na carreira da magistratura paulista como juiz em 1972, tornando-se desembargador do TJ-SP em 1995. Presidiu a Seção de Direito Público daquele tribunal nos anos de 2006 e 2007. Em 2007, foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro de tribunal estadual.

Atualmente, é professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e ex-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM, Roma), onde é presidente honorário.

#fdusp #direitousp #stj #academiadeletras #usp