Projeto foi demonstrado ao diretor da FDUSP, Celso Campilongo, em reunião com o representantes das turmas e da Associação dos Antigos Alunos e arquiteto
O Programa Adote uma Sala da Faculdade de Direito da USP, gerido por intermédio da Associação dos Antigos Alunos, terá mais conquista neste ano. A Sala Arouche Rendon, no segundo piso do Prédio Histórico, foi adotada pelas turmas de 1983 e 1985.
Em reunião com o diretor da FDUSP, professor Celso Campinlongo, os representantes Eliana Maria Janequine Filippozzi, Rui Fernando Ramos Alves e Ana Cristina de Carvalho Magalhães, acompanhados pelo arquiteto Ricardo Vasconcellos; e por José Paulo Micheletto Naves (Associação dos Antigos Alunos); apresentaram a versão final do projeto executivo de restauro e requalificação, projetos complementares de elétrica e ar-condicionado e documentos para aprovação junto ao Conpresp e Condephaat.
Ao ver o projeto, Campilongo ressaltou o significado para todos (antigos alunos, docentes, discentes e funcionários) em ter mais um dos espaços da mais antiga e mais tradicional faculdade de direito do país restaurados. Entusiasmo demonstrado pelos presentes. “Poder entregar (quando finalizada a obra) mais uma sala com instalações modernas, de acordo com as necessidades atuais, preservando a história, é sempre uma vitória para a Faculdade”, observou.
De acordo com Vasconcellos, para elaboração do material, tomou-se por base as necessidades e expectativas da Faculdade para a qualificação do ambiente; assessorada pelo Plano Diretor de Preservação, de forma a criar um padrão de intervenções, visando que as obras de restauro e adequações tecnológicas sejam realizados sem descaracterizar o tombamento da edificação.
“Para a avaliação da proposta de restauro da Arouche Rendon, primeiramente tomou-se por partida o Plano Diretor de Preservação da Faculdade de Direito. A partir da avaliação minuciosa, estudou-se detalhadamente o ambiente a ser restaurado para apresentar as propostas de restauro, preservação e as adequações tecnológicas necessárias”, descreveu.
Haverá adequações para embutir elementos tecnológicos necessários à sala, como por elétrico e dados, bem como sua infraestrutura. Entre outros, análise das prospecções pictóricas do Plano Diretor serão pintadas em tinta vinílica na coloração branca fosca, entre outros detalhes, como questão acústica, equipamentos de áudio e vídeo e demais detalhes de piso, forro etc..
Edição: Kaco Bovi
#fdusp #direitousp #aroucherendon #adoteumasala #restauracao