Nova Rota apresenta proposta credenciamento como Grupo de Extensão

Na reunião da Congregação da Faculdade de Direito da USP (30/06) integrantes do programa Nova Rota, criado por ex-alunos da USP, apresentaram proposta para pedir credenciamento nas Atividades Acadêmicas Complementares de Cultura e Extensão da FDUSP. Grupo coordenado pelo professor Sérgio Salomão Shecaira, Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia.

Para o diretor da SanFran, professor Celso Fernandes Campilongo, trata-se de projeto grandioso, pois envolve vários fatores direcionados aos alunos mais vulneráveis. “O projeto, em si, chama atenção por sua peculiaridade. O grupo, já constituído, traz iniciativas importantes, como um todo”, disse.

A exposição de motivos foi feita pela antiga aluna Katherine Martins. Houve manifestações positivas de vários professores. Entre os quais, Maria Paulo Dallari Bucci, Maurício Zanoide, Floriano de Azevedo Marques Neto, Heleno Torres e demais.

O Nova Rota é uma associação, sem fins lucrativos, que oferece bolsas de estudos, mentorias e apoio multidisciplinar a pessoas egressas do sistema carcerário. Investem, portanto, na educação e na capacitação profissional de pessoas egressas do sistema prisional, para otimizar o seu processo de integração social.

Os trabalhos da Congregação foram conduzidos por Campilongo e pela vice-diretora, Ana Elisa Bechara, com a participação dos professores de forma presencial e virtual.

Mentoria

“Acreditamos que mais do que a simples concessão de bolsas de estudos, é necessário provermos acompanhamento humanitário e individualizado e suporte multidisciplinar para a completa integração social”, informa a apresentação do programa.

Para alcançar o objetivo estrutura um programa de mentorias, em que cada dos bolsistas é acompanhado por dois ou três mentores voluntários, e um programa de acompanhamento psicológico, em que cada bolsista realiza – voluntariamente – sessões periódicas e individuais com um profissional de psicologia voluntário.

A depender da disponibilidade financeira do Nova Rota, e da necessidade do bolsista, são oferecidos auxílios alimentação e transporte para que nossos bolsistas tenham as condições necessárias para frequentar e concluir seus cursos.

Atualmente, o projeto conta com mais de 50 voluntários. Além de coordenação e mentorias, conta com atendimento psicológico para os bolsistas. Também está no escopo assessoria jurídica, conteúdo educacional, pedagógico e demais.

O ingresso como atividade de Extensão tem, entre outras questões, a finalidade de ampliar o número de voluntários, para o desenvolvimento de diversos trabalhos.

Confira a atuação do Nova Rota