Direito Civil

Law and Economics é a palestra com Eric Posner, professor da Universidade de Chicago

Com o foco em “Law and Economics – Direito e Economia”, o Grupo de Pesquisa Direito Civil na Sociedade em Rede, coordenado pelo professor Eduardo Tomasevicius Filho, Direito Civil da Faculdade de Direito da USP, traz para o debate nesta terça-feira (23/11), às 19h00, o professor Eric Posner, da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago (EUA).
Conhecida no Brasil como Análise Econômica do Direito, a doutrina teve sua primeira aparição no século XIX, na Europa continental. Porém, foi Richard Posner, pai de Eric, o primeiro a submeter a maior parte dos ramos do Direito a uma análise sistemática sob a perspectiva econômica.
Recentemente, Eric Posner editou livro sobre o tema em que assinala a influência da teoria jurídica como metodologia da economia com o propósito de analisar ampla variedade de tópicos jurídicos. Na obra, há uma seleção de trabalhos desenvolvidos.
A primeira parte inclui artigos representativos de diferentes áreas jurídicas, incluindo contratos, delitos, direito penal, propriedade intelectual e processo civil. A segunda, por sua vez, mostra como o direito e a economia têm mudado na última década.
Os trabalhos serão conduzidos por Bianca Mollicone, Lívia Clozel, Mariana Almirão e Pietra Quinelato, do programa Elas na Proteção de Dados.