Serec

Almino Afonso, Coral do XI, arte e cultura tomaram conta do Salão Nobre na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros

Um tom especial tomou conta do Salão Nobre a Faculdade de Direito da USP. Aos 94 anos, o antigo aluno, ex-ministro do Trabalho e um dos juristas mais respeitados do Brasil, Almino Afonso subiu no púlpito, para mais uma aula. O encontro foi durante a apresentação “Arte, Cultura e Música nas Arcadas”, na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros da Faculdade de Direito da USP.

O salão cheio, acompanhado por estudantes, professores e os diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, foi envolvido pela cultura tão necessária para a Educação do País, apesar de renegada por alguns. Dentre os presentes, os docentes Maria Paula Dallari Bucci, Eunice Prudente de Paulo Lucon (presidente da Comissão organizadora da Serec).

Aos poucos, as apresentações foram tomando forma. Os trabalhos tiveram como ápice o Coral USP XI de Agosto, sob a regência do Maestro Eduardo Fernandes. Com destaque para a execução de piano, por Pedro Macedo. Todos acompanharam musicais em português e inglês, declamações poéticas, intervenções artísticas sociais.

“Aqui, ao término das aulas, um pequeno grupo que tinha, quem sabe a vaidade de se tornar poeta, mas tinha a garra de dizer: ‘por que não’. Éramos seis ou sete colegas. Uma delas, Renata Palodini, que foi uma poetisa excepcional, já naquela época”, disse Almino Afonso, ao citar Paulo Bonfim e tantos outros que passaram pela Academia de Letras.

Destacou as raízes movendo naquele espaço. E o quanto se aprendia com Castro Alves e Álvaro de Azevedo. “Para ser honesto, não tanto Fagundes Varella. É que sou de Castro e Álvaro, de cabo a rabo”, disse.

Relatou outros nomes que passaram a ter lugar na Academia de Letras da Faculdade. Citou, ademais, Luiz Fernando Whitaker, presidente da Academia na década de 1950, bem como a escritora Hilda Hilst e muitos outros nomes. Acrescentou ainda as lutas que marcaram a Faculdade.

Edição: Kaco Bovi

Confira apresentação completa. Reverbere, dissemine: https://www.youtube.com/watch?v=8N7EAwf2AKk

#fdusp #direitousp #caXIdeAgosto #serec #semanadecalouros #educacao