Especiais

Na Pasta de Ações Afirmativas do MIR, Anna Venturini reforça time de franciscanos nos Ministérios

A Faculdade de Direito da USP ampliou ainda mais a contribuição nos ministérios do novo governo. A antiga aluna, Anna Carolina Venturini, Graduada e mestre em Direito do Estado pela FDUSP, foi nomeada diretora de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial.

Pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, é coautora do livro “Ações afirmativas: conceito, história e debates” (EdUERJ, 2018) e publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais.

A Secretaria é coordenada pela socióloga Márcia Lima, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, escolhida pela ministra Anielle Franco, que tomou posse dia 11 de janeiro.

Em entrevista recente à “Folha de S.Paulo”, Anna Carolina analisou os dez anos da Lei de Cotas e os desafios que ainda devem ser enfrentados para reduzir as desigualdades étnico-raciais.

Dentre os franciscanos que compõem o novo governo estão professores, Antigos e atuais Alunos. Dentre as quais, no Ministério dos Direitos Humanos, sob o comando do também franciscano Sílvio Almeida, Isadora Brandão Araújo da Silva. No primeiro escalão, conta com o professor Vinícius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União.