A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

FDUSP, CA XI de Agosto e Associação dos Antigos Alunos reúnem obra completa de Luiz Gama

As obras completas do abolicionista Luiz Gama poderão ser conferidas a partir dessa sexta-feira (01/10), em vento de lançamento, que acontece de forma online às 17h30.

A Faculdade de Direito da USP, o Centro Acadêmico XI de Agosto e a Associação dos Antigos Alunos da SanFran reuniram todo o trabalho produzido por Gama, que tem sido homenageado em várias frentes.

Fruto de intenso processo de pesquisa, o livro será publicado pela Editora Hedra em 11 volumes. São mais de cinco mil páginas, a demonstrar a complexidade e a extensão do pensamento do advogado abolicionista.

Impedido à época (1830-1882) de estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Gama adquiriu conhecimento jurídico ao participar das aulas como ouvinte e notoriedade, como rábula (que advoga sem ter o diploma em Direito), na defesa dos cidadãos negros, escravizados.

Entre as várias homenagens neste ano estão o recebimento do título “Honoris Causa” da USP, o filme recém-lançado “Doutor Gama” e, agora, a coletânea de suas obras. Para além, tem seu nome gravado em Sala da FDUSP, sendo o primeiro brasileiro negro a receber a honraria da instituição.

Gama nasceu em Salvador (BA) e relata ter sido vendido por seu pai a um contrabandista aos dez anos. Aos 17, completou seu processo de alfabetização e, no ano seguinte, fugiu do cativeiro. A partir daí, iniciou sua trajetória política e social. “Gama é um dos nossos”, ressalta o diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, que fará a abertura dos trabalhos, ao lado da presidente do CA XI de Agosto, Letícia Chagas.

 

Do lançamento

O evento online contará com a presença de Bruno Rodrigues de Lima, responsável pelo Projeto – doutorando pela Universidade de Frankfurt e pesquisador pelo Instituto Max Planck – além de especialistas na história de Luiz Gama, e nas relações entre Direito e Escravidão. O tema “A importância de Luiz Gama e de suas obras completas” será tratado também pelos professores Calixto Salomão Filho e Lígia Fonseca Ferreira. “Gama e o Brasil Atual”, por sua vez, será tratado pelos professores Alysson Mascaro e Gilberto Bercovici.

 

Transmissão pelo YouTube.

Confira, discuta, reverbere: https://bit.ly/3kIT9eV

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000