Em entrevista sobre as comemorações de 200 anos da Biblioteca, o diretor fala da importância da instituição para o País
Edição: Kaco Bovi
Para contar um pouco da história do bicentenário da Biblioteca, neste 25 de abril, a Faculdade de Direito da USP fará uma série de entrevistas com os protagonistas dessa trajetória. Com acervo de mais de mais de 500 mil volumes de relevância nacional e internacional, incluindo uma grande coleção de raridades, a Biblioteca abriga parte da história nacional e internacional.
Um dos marcos do bicentenário é novo prédio, moderno e preparado para atender toda à demanda da comunidade franciscana e do público externo, com obras em andamento.
O primeiro entrevistado é Celso Campilongo, professor e diretor da Faculdade que em 2027 também completará 200 anos de fundação.
Para Campilongo, é uma Biblioteca que tem uma importância extraordinária para vida jurídica do Brasil. “Essa, sem dúvida alguma, tem o maior acervo jurídico existente no Brasil, um dos maiores da América Latina”, disse.
O diretor acrescenta que, no caso da pesquisa jurídica, a Biblioteca tem muito de caráter bibliográfico como os precedentes judiciais, decisões dos tribunais, entre outras produções. “A produção bibliográfica tem ainda hoje um papel crucial de acesso. “Portanto, ter uma Biblioteca com essa capacidade de oferecer acesso a todo o material bibliográfico é fundamental para que a gente tenha uma pesquisa jurídica de qualidade”.
Campilongo acrescenta a funcionalidade total para a graduação, para os programas de pós-graduação, a construção da ciência jurídica e para a pesquisa.
Por fim, enalteceu a conquista do novo prédio, na Rua Riachuelo, ao lado do Edifício Dalmo de Abreu Dallari, que terá nove andares e tecnologia de acordo com a importância da principal e mais antiga academia jurídica do Brasil e da América Latina. “Será um salto de qualidade extraordinário com a nova biblioteca. Além disso, temos um sonho factível com o novo prédio da futura biblioteca que terá acesso direto pela rua”, adicionou.
Clique no link abaixo:
#fdusp #dirietousp #biblioteca #biblioteca200 #200anosdabblioteca #ensino #pesquisa #extensao