Educação

Professor Otavio Luiz Rodrigues Jr. passa a integrar Comissão de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Direito

A contribuição da Faculdade de Direito da USP com o ensino jurídico foi ampliada e o Ministério da Educação ganhou mais um reforço. O professor Otavio Luiz Rodrigues Jr., do Departamento Direito Civil da FDUSP, passa a integrar a Comissão da Câmara de Educação Superior que trata da revisão geral das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Direito.

Rodrigues Jr. foi autor de mais de cem textos analisando a formação jurídica em diversos países de todos os continentes e possui uma ampla visão comparatista desse tema.

“Este é um ofício muito honroso e que se torna ainda mais relevante em razão dos elevados desafios que o grupo formado pelo CNE terá de enfrentar”, assinala.

O professor da SanFran junta-se ao time de juristas que conta com o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça; Gianpaolo Poggio Smanio, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo; Floriano de Azevedo Marques Neto, professor da FDUSP e ministro do Tribunal Superior Eleitoral; e Paulo Henrique Pereira, presidente da Associação dos Antigos Alunos da FDUSP; entre outros.

Conforme destaca esse novo compromisso, o trabalho a ser realizado terá enorme impacto na formação jurídica no País, que sofre com um número significativo de faculdades e de oferta de vagas, com discussões recorrentes sobre a qualidade do ensino de Direito.

Grandes feitos

Otavio Luiz Rodrigues Jr. é professor no Departamento de Direito Civil e membro titular da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP, instituição onde obteve os títulos de livre-docente (2017) e doutor (2006) em Direito Civil.

Coordenou a Área de Direito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes (2018-2022) e é membro do Conselho Superior da Capes, órgão regulador da Pós-Graduação no Brasil.

Foi Conselheiro Nacional do Ministério Público – CNMP (2019-2021 e 2021-2023), como representante da Câmara dos Deputados (Brasil). Foi também conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Advogado desde 1996, ingressou na Advocacia-Geral da União em 2001, tendo ocupado os cargos de Consultor Jurídico do Ministério das Comunicações, Consultor Jurídico Substituto do Ministério da Justiça, Consultor da União (Consultoria-Geral da União) e Adjunto do Advogado-Geral da União.