Serec

Programação extensa na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros

Confira programação completa

O momento de ingresso na Faculdade é um dos mais importantes para a vida adulta. É partir dele que o estudante passa a definir boa parte de seu futuro. E nada melhor do que ser abraçado por todos que ajudarão a contar essa história. Para receber seus novos alunos, a Faculdade de Direito da USP promove uma programação extensa na Semana de Recepção aos Calouros (Serec), com abertura oficial em seu Salão Nobre, na segunda-feira (13/03), a partir das 09h00.

Oficial pelo fato de as atividades serem iniciadas já na sexta-feira (10), pelas entidades estudantis da FDUSP. Às 09h desse dia, por exemplo, acontece o café da manhã com os pais dos calouros e feira das entidades.

O evento é coordenado pelo professor Paulo Lucon, presidente da Comissão organizadora da Serec, responsável por cuidar de todos os detalhes para a chegada dos novos alunos.

Na abertura, os diretores Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara dão às boas-vindas. Para eles, os ingressantes devem aproveitar cada momento nesta que é mais antiga e mais tradicional academia de Direito do País.

“Este espaço jurídico do saber abraça com todo carinho seus novos alunos e, assim como acontece com os já veteranos, irá proporcionar momentos para que aprendam e sejam os melhores profissionais nas áreas que seguirem”, acreditam. “São eles que contarão a história viva dessa Faculdade”, acrescenta Campilongo.

A Saudação às Calouras e aos Calouros, na parte da manhã, caberá a professora Paula Forgioni (DCO). Em seguida o docente Maurício Zanoide (DPC) ministra aula magna, com o tema “Desafio aos Jovens: diálogo entre o ético, a tecnologia e o Direito”.

Para o período noturno, a partir das 17h, a Saudação será feita pela professora Nina Ranieri, presidente da Comissão de Graduação da FDUSP. A aula magna será ministrada pelo professor Marcus Orione, sobre "O ensino do Direito".

A programação, ao longo da semana inclui visitas monitoradas às dependências da SanFran, a prédios do sistema de Justiça e a escritórios de advocacia participantes. Dessa forma, permite aos ingressantes o conhecimento do funcionamento da profissão.

Os dias serão recheados com palestras de professores da Casa e convidados e apresentações dos movimentos estudantis. A programação inclui esses encontros no Salão Nobre, auditório demais salas. Haverá discussões em tornos de temas relativos às carreiras jurídicas, somados a debates com assuntos como permanência estudantil, inclusão e pertencimento.

Haverá ainda apresentação da Bateria de Agravo de Instrumento da São Francisco, seguida por Atividades de Integração (XI e AAA) e volta da Feira das Entidades, a festa da matrícula, que ocorrem na sexta (10)

História do Direito

Os estudantes também poderão saber um pouco da história da Faculdade, andar pelo Pátio das Arcadas, palco de grandes debates, conhecer a Sala dos Estudantes, o Porão, a Biblioteca...

Entre os temas abordados nas palestras e debates estão “O Movimento Estudantil e a Democracia que Queremos”; “Desafios e Perspectivas da Advocacia”; “Formas complementares de permanência - esporte e programas de formação”; “Acesso à Justiça”; “O tribunal de  Nuremberg na visão de Hannah Arendt”; “Formação feminista (NEF, Dandaras, XI e GEF)”; “Direito das pessoas em situação de rua”; “Sobrevivendo à São Francisco”; “Qual a Universidade que queremos?”; “Direito e Lutas Populares”; “Educação Popular”; “História, Tradições e Instituições do Largo de São Francisco”; “A luta anti-cárcere: de fora para dentro das universidades!”; “Ato em memória de Alexandre Vannucchi Leme: 50 anos de sua morte”; “Observatório Antiproibicionista”; “Diversas Perspectivas das Carreiras Jurídicas”; e demais.

Quanto à aprendizagem, Campilongo ressalta que as Faculdades de Direito têm a missão de oferecer aos estudantes as lentes que lhes permitam identificar e entender as várias tensões do mundo. Sobre o começo das atividades e o retorno às aulas, o diretor ressalta que todos os cuidados estão sendo observados, inclusive com relação à segurança no entorno da Faculdade.

Para isso, reuniu-se, recentemente, com o secretário de Segurança Pública de São Paulo. É preciso lembrar ainda que o Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central elaborou um mapa, com rota segura (https://bit.ly/3Z0RVgB ), especialmente para os alunos do período noturno.

A programação será presencial, com algumas palestras e eventos transmitidos pelo canal do YouTube da FDUSP (@FaculdadedeDireitodaUSP).

Confira programação completa

Edição: Kaco Bovi