Inauguração

São Francisco ganha uma renovada Sala Conselheiro Crispiniano

Um espaço totalmente renovado, com infraestrutura de áudio e vídeo, tecnologia de ponta, condicionador de ar digital, cadeiras e mesa restauradas. Essa é a Sala Conselheiro Crispiniano, no piso térreo do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a ser entregue para uso aos docentes e discentes nesta sexta-feira (06/05).

O espaço, restaurado pela USP e contribuição da Turma de 1995 (por meio do programa Adote uma Sala), liderada pelo advogado Ricardo Aprigliano, permite que uma das mais importantes e a mais antiga Academia de Direito do Brasil ofereça infraestrutura de ponta para todos, aliando padrão de tecnologia e espaço para acolhimento perto de 150 lugares.

Para entregar uma sala adequada à excelência de ensino da FDUSP, bem como de acordo com os critérios de restauração exigidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), uma vez que o Prédio Histórico é tombado pelos órgãos públicos, o processo de restauração foi minucioso, conforme destacado pelos engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra.

“Cada alteração foi pensada e realizada, preservando os pequenos detalhes”, conforme destacam o diretor e a vice-diretora, respectivamente Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Bechara.

Ambos recordam que todo o trabalho foi iniciado na gestão do diretor Floriano de Azevedo Marques Neto (2018/Fev-2022), que empreendeu esforços para deixar a infraestrutura da tradicional Faculdade do Largo de São Francisco adequada à volta às aulas presenciais, após dois longos anos de isolamento por conta da pandemia de covid-19.

“Esta e as demais salas entregues nos permitem oferecer conforto e adequação aos alunos e docentes, para que possam usufruir ao máximo das aulas”, afirmou Campilongo. O diretor recordou das recentes Salas entregues, neste ano, João Mendes Júnior e Barão de Ramalho, também no piso térreo da Faculdade e restauradas pela USP.

Os novos espaços juntaram-se às demais restaurações. Dentre as quais as Salas “Dos Estudantes”, “Ada Pellegrini Grinover”, “Conselheiro Ribas” e “Alcântara Machado”. Estas restauradas por meio do Programa Adote uma Sala, que foi potencializado na gestão Marques Neto, a partir da adoção realizada pela Turma de 1990, pela qual o antigo diretor se formou.

Na retomada das aulas presenciais, o professor Celso Campilongo afirmou, por diversas vezes, que as obras em questão estavam perto de acabar e que os alunos receberiam salas adequadas para serem usadas.

“É preciso um pouco de paciência de todos – alunas, alunos, docentes, servidores, servidoras –, com relação ao possível barulho que possa ocorrer neste momento. Estamos quase terminando. Assim, vocês poderão utilizar esse espaço que pertence a todos”, ponderou à época de finalização das obras.

Agora, poderão utilizar mais este espaço na São Francisco, cuja estreia, nesta sexta (06/05), será feita pela professora Maria Cristina Carmignani.

Do processo restaurativo

A restauração das salas é feita sem perder a identidade do Prédio Histórico. Dessa forma preserva todo patrimônio no trabalho de restauro de piso, lambris, pintura, atualização da iluminação, troca de forro, elétrica, áudio e visual.

Em uma visita à Sala, antes da liberação para uso, Ana Elisa Bechara e Marques Neto destacaram alguns dos pontos de curiosidade. Primeiro o fato de terem mantido as manivelas originais de abertura das janelas; segundo, que foi adotado o processo de Estratigrafia, em que são retiradas todas as camadas até chegar no substrato. Ou seja, da camada mais recente até a cor original.

Dessa forma, é possível identificar por quais alterações históricas a sala passou. Também é aplicada a técnica de prospecção exploratória, cuja função é identificar se há pinturas decorativas.