O professor Otavio Luiz Rodrigues Jr., Direito Civil da Faculdade de Direito da USP, compõe a lista tríplice com nomes de advogados que concorrem a uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça. O nome dos indicados seguirá ao presidente Luís Inacio Lula da Silva para a escolha de um integrante da Corte.
Os três (Rodrigues Jr., Luiz Cláudio Allemand e Daniela Teixeira) foram aprovados em escrutínio (entre seis advogados) realizado pelo Pleno do STJ na manhã desta quarta-feira (23/08).
O escolhido pelo presidente vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Felix Fischer, em agosto de 2022.
Magistratura
Mais cedo, os ministros também escolheram quatro desembargadores para duas vagas destinadas à Justiça estadual: Carlos Vieira Von Adamek, do TJ-SP, que é antigo aluno da Faculdade de Direito da USP e irmão do professor Marcelo Von Adamek (DCO-FDUSP); José Afrânio Vilela, do TJ-MG; Elton Leme, do TJ-RJ; e Teodoro Santos, do TJ-CE.
Após a indicação pelo presidente da República, o escolhido passará por sabatina e aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, bem como aprovação pelo plenário daquela casa legislativa. Uma vez aprovado, o candidato será nomeado e tomará posse perante o Pleno do Tribunal.
Rodrigues Junior é advogado da União, professor de Direito Civil da SanFran e conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público como representante da Câmara dos Deputados.