A internacionalização da Faculdade de Direito da USP, por intermédio de suas parcerias e convênios, ganhou mais um episódio nesta sexta-feira (31/05). Na França, ocorreu a defesa de tese de Taylene Moreira de Sá, no programa de dupla titulação entre a Universidade de Lyon 3 (Jean Moulin) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
A banca foi composta pelos professores Hugues Fulchiron (Universidade de Lyon 3 - orientador francês); Gustavo Ferraz de Campos Monaco (FDUSP - orientador brasileiro); Marilda Rosado (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Danièle Alexandre (Universidade de Strasbourg - Presidente); Gustavo Cerqueira (Universidade de Côte d’Azur); e Juliana Krueger Pela (FDUSP).
O título da tese foi “La circulation transfrontalière des personnes vivant en couple dans un espace économique integre Réflexions sur un principe de continuité (“O movimento transfronteiriço de pessoas que vivem em casal num espaço económico integrado. Reflexões sobre um princípio de continuidade”
“Um trabalho multidisciplinar e que exigia uma banca multidisciplinar e que ainda respeitasse as regras do convênio e que teve uma análise completa, sobretudo com a presença de especialistas em empresas de natureza familiar (Gustavo Cerqueira e Juliana Pela) e de direito internacional privado”, assinalou Gustavo Monaco.
Marilda é doutora pela FDUSP e o Gustavo Cerqueira foi uma das primeiras cotutelas da Comissão de Pós-Graduação (CPG), entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Strasbourg. Em sua arguição, a professora Juliana Pela, em nome da CPG da FDUSP, ressaltou a relevância dos convênios de dupla titulação para a internacionalização do Programa de Pós-graduação e reforçou a longa relação entre a SanFran e a Universidade de Lyon 3, Jean Moulin.
#fdusp #lyon3 #universitelyon #posgraduacao #duplatitulacao #doutorado