Ser Franciscano

Reinauguração do Porão e apresentação de bateria marcam primeiro dia de retorno às aulas na FDUSP

Primeiro dia teve apresentação da Bateria de Agravo de Instrumento da São Franciso

Confira Programação da Serec

Depois de quase dois anos de espera, enfim o Porão do Centro Acadêmico XI de Agosto abriu suas portas para receber os alunos. Para além da pandemia de covid-19, o local esteve fechado após ter sido tomado por um princípio de incêndio em abril de 2019.

Foram meses de obras, muitos percalços e uma pandemia, mas a reforma foi concluída e, agora, os estudantes podem tomar o espaço que lhes pertence. O ex-diretor da FDUSP (até 21 de fevereiro de 2022), Floriano de Azevedo Marques Neto, cortou a fita da reinauguração.

Helena Simões, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, comemorou a reabertura do Porão. Para ela, após todo esse tempo fechado, a reabertura ganha um toque especial. A terceiranista, que não frequentou a FDUSP nos dois primeiros anos de SanFran, cuidou de todos os detalhes para fazer da festa do dia 11/03 um momento inesquecível.

Passos da reforma

O projeto de reforma foi elaborado ouvindo os estudantes e procurando combinar segurança, aderência às normas, economia de recursos e a destinação do espaço e às necessidades e preocupações dos estudantes. Diversas reuniões foram feitas entre a Diretoria da Faculdade, os representantes dos alunos, engenheiros, arquitetos e projetistas. O envolvimento do XI no projeto foi fundamental.

A presidente do XI em 2019, Laura Arantes, acentuou o trabalho para deixar o porão na sua versão mais acolhedora, receptiva e inclusiva. “Que essas gerações que estão chegando possam usufruir muito desse espaço”, disse.

Floriano de Azevedo Marques Neto, destacou no período de restauração que a reforma tem um marco importante. “Entre tantas melhorias na Faculdade, talvez, esta seja uma das mais importantes. Ter um porão renovado, seguro e moderno é algo à altura da importância e tradição do XI, uma escola de líderes dentro da melhor escola de Direito do Brasil”, disse.

Tradição na política brasileira

Criado em 1903, o XI de Agosto é um agente ativo nas transformações político-sociais do Brasil, o que reafirma o posicionamento e o carinho daqueles que tiveram e têm a oportunidade de ser eleito para presidi-lo, ao longo desses quase 120 anos de história. Seus representantes engajam-se em grandes disputas visando a democracia nacional.

Um marco recente, citado como exemplo, é a luta pela redemocratização. Presidente do XI em 1984 – período em que o grito pelas “Diretas já!” ganhava às ruas –, o professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP Eugênio Bucci destaca as passagens históricas da política nacional. Um deles, o Ato pela Constituinte, no Salão Nobre da FDUSP, que reuniu várias entidades e abriu caminho para a Constituição de 1988. Outro ponto marcante para ele foi a derrota da Emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria as eleições diretas, mas acabou não acontecendo. Na ocasião, o XI realizou uma assembleia para acompanhar a votação. “É bom que esse lugar de gestão estudantil esteja saneado arquitetonicamente”, ressalta.

Primeiros passos

No esquenta para retomada das aulas presenciais, a apresentação da Bateria de Agravo de Instrumentos da São Francisco deu o tom na abertura da programação. Para os ingressantes, a emoção do início das atividades; aos veteranos, o fim de uma eterna saudade, conforme destacou Isabella Juncal, do 5? ano.

A programação da Serec se estende por toda a próxima semana, com atividades diversas.

Todas seguindo os protocolos de segurança estabelecidos para o retorno.

O uso de máscara é obrigatório.

Higienizar as mãos, é importante;

Manter o distanciamento, outro ponto importante.

E, seguindo portaria da USP, é necessário apresentar o comprovante de vacinação, para ter acesso aos prédios da Faculdade.

Todos contra a covid-19, para que possamos seguir firmes e aproveitar o máximo das aulas presenciais.