Pós-Graduação

"Recebam a acolhida da FDUSP", diz diretor na abertura na Semana de Recepção aos Calouros da Pós

Foram dois anos distantes da Faculdade, esperando uma oportunidade de assistir às aulas presenciais. Pensando nisso, a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP promoveu a Semana de Recepção aos Calouros da Pós, evento composto por várias atividades no sistema híbrido. A mesa de abertura dos e eventos foi composta pelos professores Celso Campilongo, diretor; Ana Elisa Bechara, vice-diretora; Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, respectivamente, presidente e vice-presidente da CPGD.

As primeiras palavras couberam ao pró-Reitor Adjunto, professor Niels Olsen Saraiva. Ele pontuou ser um marco da FDSUP realizar o encontro. “A Pró-Reitoria está apta e aberta a recolher todas e todos nesse retorno”, acentuou, por meio de videoconferência. Aproveitou para acenar para a importância de todos aproveitarem esse novo momento e chamou a todos para usufruírem os benefícios que a Universidade oferece, com uma formação multidisciplinar. “A USP e a FDUSP são as únicas no país a permitir tudo isso. A gente é a maior universidade nas áreas de pós no Brasil”, acrescentou, lembrando que são, aproximadamente, 26 mil alunos na universidade, o que lhe confere a responsabilidade de manter a formação e geração de conhecimento à sociedade

O diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, assinalou a iniciativa oportuna, especialmente por criar ambiente acolhedor para a recepção os alunos, numa corrente de construção de redes entres investigadores.

Ele adicionou que todo esse trabalho começou a ser construído na gestão anterior, cujo diretor era o professor Floriano de Azevedo Marques Neto. Dentre as iniciativas voltadas para a formação na pós-graduação e na graduação apontou o reequipamento dos ambientes de estudos, como a Biblioteca. Por fim, acrescentou: “Recebam essa acolhida da FDUSP. Assim, podemos criar, juntos, melhores condições para a ousadia e a inovação”.

Bechara, que era a vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação na gestão anterior, destacou o significado dessa semana, que vinha sendo desenhada desde o início da pandemia. “A ideia da organização é a de poder receber vocês com uma semana voltada, exclusivamente, para que possam se integrar à Faculdade. E ter esse sentimento de pertencimento, característico dos Franciscanos”, disse.

Juliana Pela, por sua fala, ressaltou a importância de estarem todos animados de voltar às aulas. “É importante ouvi-los, e poder contribuir com vocês nessa trajetória que se inicia”, disse.

Além de destacar a relevância da Semana, Gustavo Monaco aproveitou para explicar um pouco de como se dará o funcionamento dos encontros, de forma híbrida. Eles terão palestras simultâneas, às 18h30, com transmissão pelo canal do YouTube. Falou das disciplinas e da reinauguração dos cursos.

Na sequência, se concentraram para ouvir a Aula Magna do professor Tercio Sampaio de Ferraz Júnior.

Confira transmissão