Os Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos pelos alunos na Graduação da Faculdade de Direito da USP também são referências para o ensino jurídico. A vitória mais recente neste sentido está no trabalho "O Direito por um Planeta Verde", de Igor Tostes Fiorezzi, vencedor do X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, uma realização do Instituto O Direito por um Planeta Verde.
O texto de Fiorezzi advém da Tese de Láurea que está em fase final sob orientação da professora Ana Nusdeo, área de Direito Ambiental da FDUSP.
A premiação visa ao desenvolvimento e ao amadurecimento da pesquisa do Direito Ambiental, contemplando os melhores trabalhos acadêmicos inéditos sobre o tema em sete categorias (estudante de graduação até doutor). Neste ano ficou centrado em “O Estado do Direito Ambiental à Luz Os ODS?s"
Os vencedores foram anunciados no 16º Congresso Internacional de Direito Ambiental Estado de Direito Ambiental à luz dos ODS’S, que aconteceu em 24 de setembro, e contou com participação da professora Ana Maria Nusdeo. A docente presidiu a mesa no painel “O Estado de Direito Ambiental: na teoria e na prática”. As palestras foram proferidas por Nicholas Robinson (Pace University), Nicholas Bryner (Louisiana State University) e Nilufer Oral (ONU).