Educação

Docentes da FDUSP marcam presença em reunião do Programa de Pós-Graduação em Direito, pela Capes

As professoras da Faculdade de Direito da USP Ana Elisa Bechara e Juliana Krueger Pela e os docentes Otavio Luiz Rodrigues Jr., Fernando Facury Scaff e Gustavo Monaco marcaram presença em reunião do Programa de Pós-Graduação em Direito. As discussões estiveram no âmbito das notas sete, seis e cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e ocorreram na Pontífice Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais
Ana Bechara participou do primeiro painel, sobre "Desafios Institucionais para a formação de centros de excelência na área do Direito no Brasil". Entre os demais temas, foram debatidos os “Desafios e perspectivas quanto aos critérios de qualidade"; seguidos pelas apresentações dos grupos de trabalho.
A FDUSP foi a primeira Faculdade de Direito a alcançar nota sete na Capes, pontuação na Avaliação Quadrienal (2018/2021). O Programa de Pós-Graduação foi avaliado com a nota 7, com “conceito muito bom” em todos os itens da Avaliação.
À época, Facury Scaff e Bechara eram, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da SamFran; Monaco e Krueger Pela são os atuais dirigentes da comissão.
O professor Otavio Rodrigues foi o relator do GT sobre os indicadores de produção, que reuniu mais de 30 representantes de programas de pós-graduação para discutir os novos requisitos de avaliação bibliográfica e de periódicos para o novo quadriênio. O docente foi o coordenador da Área da Capes entre 2018-2022, período no qual os programas da USP, da UFMG e da UnB obtiveram, pela primeira vez em 40 anos, como avaliação a nota máxima da Capes para cursos da área do Direito.
Foi a primeira vez que notas sete foram concedidas pela área. “O Programa avaliado apresentou evidente sofisticação quando comparado à avaliação anterior, o que foi possível atestar por um exitoso aprimoramento da relação entre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa, projetando-se, também, em uma reforma curricular que promove o desenvolvimento organizado das atividades de ensina, em Pós-Graduação”, informou a avaliação naquele período.

#fdusp #direitousp #ppgd #posgraduacao #capes