Professores do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP assinam manifesto, em conjunto com demais juristas e pesquisadores de Direito Econômico, pela recuperação e retomada do desenvolvimento do país. Pela FDUSP estão os docentes Eros Roberto Grau, Gilberto Bercovici, Alessandro Octaviani, Luís Fernando Massonetto e José Maria Arruda de Andrade.
Recentemente, foi criada a Rede de Professores e Pesquisadores de Direito Econômico, alicerçada em diretrizes como: a consolidação da disciplina e desse campo de pesquisa na graduação e na pós-graduação em Direito no Brasil.
Diante do contexto atual, a proposta do grupo é gerar estudos consistentes no sentido de denunciar a falta de planejamento atual, assim como de apontar caminhos para a reconstrução de um Brasil vulnerável, em termos de políticas econômicas de recuperação de trabalho e emprego, de saúde, educação, pesquisa e inovação tecnológica, tributação e pacto federativo para a redução de desigualdades sociais e regionais, entre outros temas.