Especiais

Cruesp estuda parcerias com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Com objetivo de ampliar as ações conjuntas entre as universidades e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruesp), representado pelos reitores da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; da Unicamp, Antonio José Meirelles; e a vice-reitora da Unesp, Maysa Furlan, reuniram-se (15/02) com o secretário da Pasta Estadual, o advogado Marcos da Costa.

No encontro a Faculdade de Direito da USP foi representada pelo presidente da Comissão de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco. Também presente, o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor e ex-reitor na USP Vahan Agopyan.

“Temos de somar nossas experiências e compartilhá-las. Também podemos desenvolver projetos transversais com outras Secretarias de Estado”, afirmou o reitor da Unicamp, que atualmente preside o Cruesp.

Por sua vez, Marcos da Costa ressaltou que “As universidades são celeiros de inteligência para fomentar políticas públicas e tecnologias assistivas”.

Carlotti acrescentou a proposta de criar um centro de estudos nessa área, para somar aos já anunciados no começo do ano. São eles o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável.

A próxima etapa será fazer o mapeamento das expertises, a identificação das sinergias e políticas comuns das instituições e a prospecção de novos projetos. Adiante, um documento deverá ser elaborado e apresentado em novo encontro com Marcos da Costa. Prevê-se, ainda, a assinatura de um protocolo de intenções para formalizar a parceria.

Foto: Marcos Santos/USP