Ser Franciscano

Equipe de Direito e Processo Penal é campeã de competição brasileira

O alcance do ensino de excelência, proporcionado pela Faculdade de Direito da USP a seus alunos, amplia o leque em cada competição realizada no escopo da área jurídica. A mais recente foi atingida no último final de semana quando a equipe de atividade acadêmica de extensão da SanFran faturou o primeiro lugar na II Competição Brasileira de Direito Penal e Processo Penal.

Organizada pelo Instituto de Ciências Penais, a disputa teve como sede a cidade mineira de Belo Horizonte. Mas, por conta da pandemia de covid-19, foi realizada de forma on-line. Os representantes da FDUSP tiveram um embate duro com outras 44 equipes, especialmente na reta final, contra importantes Faculdades de Direito do País.

Dentre os competidores, times tradicionais como Fundação Getulio Vargas de São Paulo e do Rio de Janeiro; Universidades Federais de Minas Gerais, da Bahia, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Paraná; a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mackenzie e demais.

A competição foi dividida em duas fases. A primeira de escrita, com apresentação de memoriais. A segunda, oral, com sustentação e debates.

A equipe da FDUSP teve coordenação de Ana Elisa Bechara e Luciano Anderson de Souza, ambos do Departamento de Direito Penal; e Marta Saad, Departamento de Direito Processual Penal, e foi composta por oito alunos matriculados do terceiro ao quinto ano de Graduação.

Estiveram na competição, Debora Rocha (oradora de defesa); Rodrigo Portella (orador de acusação); Arthur Borghi; Luiz Henrique Vila Nova; Beatriz Viegas; Fabrício Lacerda; Nathalia Ferron; e Alexandra Brigante.

Na final, o staff da São Francisco disputou o título com a Universidade Federal de Pernambuco, perante corpo de adjudicadores composto pelo professor Juarez Tavares, o ex-ministro Nefi Cordeiro e a professora Carla Silene.

Para alcançar o feito, foram cinco longos meses de preparação. Neste período contaram com a colaboração de Rodrigo Fuziger (Pós-Doutorando) e os Pós-Graduandos José Paulo Naves; Fernando Calix; Tarsila Tojal; Andrey Borges de Mendonça; Eloisa Yang; Gianluca Smanio; Marina Brecht; Rodrigo Metzner; e Daiana Ryu.

Demonstrando o espírito de competitividade, o time FDUSP aproveitou para agradecer todas as equipes que competiram no certame, bem como à organização, adjudicadores dos painéis, professores orientadores. Também prestaram reverência a todos os colegas de equipe e colaboradores e demais. “(queremos) Agradecer à organização do @icpjovem pela brilhante e irreparável execução da competição e pela oportunidade de nos debruçarmos sobre temas tão relevantes em direito e processo penal, como também por possibilitar de forma única um ambiente de muito aprendizado e contato com alunos e professores incríveis”, escreveram em suas mídias sociais.