Serec

Iniciativas e mudanças pautam painel sobre Diversidade na FDUSP

No primeiro painel sobre diversidade na Faculdade de Direito da USP, o sentido de pertencimento pautou as palestras no Salão Nobre. O evento, no âmbito da Semana de Recepção aos Calouros, teve como eixo “Diversidade na FDUSP”.

Ao abrir os trabalhos, a professora Sheila Neder Cerezetti, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA), observou que, quando ingressou na Faculdade, era impensável a possibilidade de haver dois painéis sobre o tema.

A docente acrescentou as mudanças ao longo dos anos e salientou as medidas tomadas pela nova diretoria no sentido da Diversidade e da Inclusão. “Estamos aqui num momento de transformação, de mudança, das práticas pedagógicas”, disse. Com relação aos quadros de docentes da FDUSP lembrou que o corpo de professores tem apenas 25% de mulheres e é preocupante por conta de algumas aposentadorias, como a da professora Eunice Prudente, única mulher negra na instituição.

“A cultura acadêmica dentro da USP é de questionamentos e é isso nos leva ao caminho da equidade”, acrescentou Nina Ranieri, presidente da Comissão de Graduação da SanFran. Aos novos alunos, fez um pedido: “O que a gente espera de vocês, é que perguntem muito, que extrapolem possíveis respostas e aprendam a dar respostas”.

Fez o alerta que o problema da falta de inclusão não está somente na FDUSP, que é uma luta mundial. Adicionou que as conquistas das mulheres no Brasil ganharam força somente a partir da Constituição de 1988.

A vice-diretora, Ana Elisa Bechara, assinalou que o ingresso de novos alunos, especialmente por meio das cotas, mudou a história da Faculdade. “A academia somente se renova quando vocês nos provocam. Vocês vão construir conosco o conhecimento. E, produzindo conhecimento, vocês contribuem com um mundo mais diverso, mais social”, acrescentou.

O professor Flavio Baptista, por sua vez, realçou a importância de iniciativas como a criação da Comissão de inclusão e do Projeto Incluir Direito.

E André Cozer, do quarto ano da Graduação, abordou o tema sob a perspectiva discente. Falou do histórico do Direito, que foi criado para atender a uma classe elitista. E destacou que isso está mudando, mas é preciso promover um trabalho incansável nessa direção.

Confira a transmissão completa no canal do Instagram da Faculdade: @faculdadade_de_direito_da_usp.