A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Serec
Serec

Iniciativas e mudanças pautam painel sobre Diversidade na FDUSP

No primeiro painel sobre diversidade na Faculdade de Direito da USP, o sentido de pertencimento pautou as palestras no Salão Nobre. O evento, no âmbito da Semana de Recepção aos Calouros, teve como eixo “Diversidade na FDUSP”.

Ao abrir os trabalhos, a professora Sheila Neder Cerezetti, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA), observou que, quando ingressou na Faculdade, era impensável a possibilidade de haver dois painéis sobre o tema.

A docente acrescentou as mudanças ao longo dos anos e salientou as medidas tomadas pela nova diretoria no sentido da Diversidade e da Inclusão. “Estamos aqui num momento de transformação, de mudança, das práticas pedagógicas”, disse. Com relação aos quadros de docentes da FDUSP lembrou que o corpo de professores tem apenas 25% de mulheres e é preocupante por conta de algumas aposentadorias, como a da professora Eunice Prudente, única mulher negra na instituição.

“A cultura acadêmica dentro da USP é de questionamentos e é isso nos leva ao caminho da equidade”, acrescentou Nina Ranieri, presidente da Comissão de Graduação da SanFran. Aos novos alunos, fez um pedido: “O que a gente espera de vocês, é que perguntem muito, que extrapolem possíveis respostas e aprendam a dar respostas”.

Fez o alerta que o problema da falta de inclusão não está somente na FDUSP, que é uma luta mundial. Adicionou que as conquistas das mulheres no Brasil ganharam força somente a partir da Constituição de 1988.

A vice-diretora, Ana Elisa Bechara, assinalou que o ingresso de novos alunos, especialmente por meio das cotas, mudou a história da Faculdade. “A academia somente se renova quando vocês nos provocam. Vocês vão construir conosco o conhecimento. E, produzindo conhecimento, vocês contribuem com um mundo mais diverso, mais social”, acrescentou.

O professor Flavio Baptista, por sua vez, realçou a importância de iniciativas como a criação da Comissão de inclusão e do Projeto Incluir Direito.

E André Cozer, do quarto ano da Graduação, abordou o tema sob a perspectiva discente. Falou do histórico do Direito, que foi criado para atender a uma classe elitista. E destacou que isso está mudando, mas é preciso promover um trabalho incansável nessa direção.

 

Confira a transmissão completa no canal do Instagram da Faculdade: @faculdadade_de_direito_da_usp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000