Concorreram ao cargo, também, Patrícia Iglecias, professora associada de Direito Civil da FDUSP e Superintendente de Gestão Ambiental da USP, e Cristiane Derani, da UFSC
A Faculdade de Direito da USP passará a contar com mais uma professora titular no quadro de docentes. Ana Maria de Oliveira Nusdeo foi aprovada (08/08/2024) em concurso na área de Direito Ambiental, em vaga vinculada ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário.
Todas as teses apresentadas no Salão Nobre receberam boas notas, destacando a qualidade dos trabalhos apresentados pelas três docentes que disputaram o cargo. Também concorreram Patrícia Faga Iglecias Lemos, professora associada de Direito Civil da FDUSP e Superintendente de Gestão Ambiental da USP; e Cristiane Derani (UFSC).
Ana Maria Nusdeo, que leciona a matéria ambiental na SanFran, defendeu a tese "Fundamentos para a disciplina jurídica da mitigação das mudanças climáticas no direito brasileiro" e teve como tema de erudição “A problemática do desenvolvimento sustentável”.
Patrícia Iglecias apresentou a tese intitulada "Mecanismos para a economia de baixo carbono no contexto de emergência ambiental", com erudição acerca de “Proteção da diversidade biológica e do patrimônio genético”.
Por sua vez, a tese defendida por Cristiane Derani foi “Regulação ecológica dos sistemas alimentares”, com erudição de “Proteção da diversidade biológica e do patrimônio genético”.
A banca presidida pelo professor Gilberto Bercovici (FDUSP) foi composta pelos docentes titulares Odete Medauar (FDUSP), Andreas Joachin Krell (UFAL), Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa (UFPB) e Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (Esalq-USP).
Em quatro dias de avaliações, os três primeiros tiveram apresentadas as teses de cada uma das candidatas e, no último, as erudições, com a decisão da banca julgadora.
Os próximos passos são a decisão a ser homologada pela Congregação (órgão máximo do colegiado) da Faculdade de Direito da USP e, depois, o encaminhamento aos órgãos superiores da Universidade de São Paulo.
Ao divulgar o resultado, o professor Bercovici informou sobre como se processaria a divulgação com a abertura das notas de defesa de tese, julgamento de títulos e prova de erudição. Após revelar as indicações, parabenizou todas as concorrentes à nova vaga da Faculdade.
Os trabalhos foram acompanhados pelos diretores da FDUSP, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, e por diversos professores da SanFran, bem como familiares e convidados.
Edição: Kaco Bovi
#fdusp #direitousp #direitoambiental