Direito do Estado

FDUSP completa 196 anos de atuação na defesa da democracia; Centro Acadêmico XI de Agosto faz 120 anos

Há 196 anos, a principal e mais significativa mudança no sistema de Justiça nacional começava a transformar a história do País. O brasileiro não mais precisaria atravessar o Oceano para se formar em Direito. No dia 11 de agosto de 1827, por meio de decreto, assinado por D. Pedro I, estavam criados os Cursos Jurídicos no Brasil. Consequentemente nasciam duas faculdades para formar seus primeiros bacharéis em Direito: a de Olinda-PE e a do Largo São Francisco, em São Paulo.
Alguns anos depois, o dia também passou a ser emblemático para umas das principais agremiações estudantis do País, uma vez que também em 11 de agosto de 1903 nascia o Centro Acadêmico XI de Agosto, que hoje completa 120 anos.
Ao longo desse tempo, ambos (Faculdade e C.A.XI) passaram a contar a história da nação, formando pensadores, juristas, membros para atuar na advocacia, no Ministério Público, nas Procuradorias, nos Tribunais e nos mais diversos campos.
Nessa quadra, Ministros que compuseram o STF desde a Proclamação da República estudaram na FDUSP. Passaram pelos bancos da Academia presidentes da República, governadores do Estado de São Paulo, Prefeitos, deputados, senadores, vereadores, magistrados; bem como artistas; escritores; jogadores; cantores. Dentre os quais, Juca de Oliveira, Paulo Caruso e o saudoso Zé Celso, morto recentemente.
A SanFran foi também o berço de formação da escritora Ligia Fagundes Telles. Isso apenas para citar alguns.
Palco de grandes batalhas, viu seus estudantes na linha de frente contra os sistemas ditatoriais. Como exemplo, não se curvou diante de Getulio Vargas, nem dos militares de 1964.
Mais recentemente, voltou à linha de frente contra os arroubos cometidos na tentativa de ferir a democracia. O mesmo Pátio das Arcadas que assistiu em 1977 a leitura de uma Carta contra o regime de Exceção, viu em 2022 a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros Estado Democrático de Direito Sempre, que reuniu mais de 1 milhão de assinaturas e lotou seus arredores contra o governo de plantão. A mesma direção tomada diante da tentativa de golpe em 08 de janeiro deste ano. No dia seguinte lá estavam reunidos, no Salão Nobre, defensores da Constituição.
Assim, não apenas manteve sua posição de instituição defensora do Estado Democrático de Direito como também mandou a mensagem de que estará sempre vigilante diante de qualquer tentativa golpista que possa ocorrer no País. No campo institucional, tem como vitórias recentes alcançado boas notas em rankings de qualidade de formação. Sua pós-graduação também obteve nota sete na Capes, a maior referendada a uma faculdade de Direito.
Mesma direção seguida pelo Centro Acadêmico XI de Agosto no território livre chamado Largo de São de Francisco. A agremiação foi palco para diversas conquistas, como o Sufrágio feminino e do Voto secreto, e envolveu-se em campanhas, como "Diretas Já!", "Fora Collor" e muitos outros.