A Faculdade de Direito da USP e a Fundação Arcadas firmaram Acordo de Cooperação Editorial com a Editora Tirant lo Blanc para a edição, em idioma espanhol, de obras jurídicas de docentes da FDUSP, além de teses de doutorado e de livre-docência. Aline Gostinski, diretora da editora no Brasil, representou o diretor da Tirant lo Blanch da Espanha, Salvador Vives López. No ato de assinatura estiveram presentes os diretores da Faculdade, Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, o diretor-executivo da Fundação, Fernando Facury Scaff; e a bibliotecária-chefe, Maria Lúcia Beffa.
A Tirant lo Blanch é a maior editora jurídica de língua espanhola, com unidades em várias cidades daquele país, além do México, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e Brasil.
Para Campilongo, “a importância de uma parceria editorial como essa está no fato de podermos publicar livros amparados por profissionais especialistas em obras voltadas para nosso público”. “Ganham professores, estudantes e demais envolvidos”, acrescentou.
Ana Bechara ressaltou ser importante ter convênios como este, pois permitirão publicações especializadas, mantendo-se toda a comunidade jurídica atualizada.
Aline ressaltou que “este convênio marca o início de uma belíssima parceria entre a Editora Tirant Lo Blanch e a Faculdade de Direito da USP para democratizar o conhecimento de qualidade e gerar um impacto social positivo”. Ela acrescentou que a parceria envolve também a doação de acervo para a Biblioteca e a disponibilização de ferramentas digitais como a biblioteca jurídica virtual da Editora. “Queremos trazer o que tem de mais relevante no mercado editorial mundial e levar o conhecimento produzido aqui para o resto do mundo”.”
Facury Scaff afirmou que “esse convênio facilitará a circulação da doutrina aqui produzida para o mundo hispânico, ampliando o alcance das ideias da Faculdade de Direito da USP”. Pelo projeto, serão realizadas publicações tanto em língua espanhola como no idioma português: “Trata-se de uma operação onde ganham o público jurídico de língua espanhola, ao ter acesso a novas ideias; e os docentes da USP, ao ampliar o alcance de sua doutrina; e ganha a Editora ao aumentar seu leque de autores qualificados, e nossos discentes, que terão acesso a uma bibliografia mundial por meio da plataforma disponibilizada”.
O diretor da Fundação Arcadas acrescentou a importância fundamental do professor Elviro Aranda, da Universidade Carlos III, de Madrid (Espanha), que o apresentou para a editora-chefe em Madrid, Maria Campo, dando início as tratativas do convênio.
#fdusp #direitousp #parceria #convenio #editorial #tirant #editoratirant