Dando sequência aos esforços de construção de uma política de saúde mental para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Comissão de Inclusão e Pertencimento promove encontro nesta quinta-feira (27/04).
Na ocasião, receberá a diretoria de saúde mental da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e a equipe do Programa Ecos, ambos da USP, para a apresentação do Mapa de Saúde Mental da Universidade. As exposições acontecerão às 19h, na Sala dos Estudantes.
Entre os especialistas que comporão a mesa, a professora Ana Elisa Liberatore Bechara, vice-diretora da FDUSP, enfatiza a necessidade de debater o tema. A docente é Diretoria da área de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades na PRIP. “É importante a Universidade estar atenta à saúde mental de suas e de seus discentes que têm diariamente uma carga alta de compromisso com os estudos e, muitos, ainda dividem os ensinamentos com o trabalho”, diz.
O Ecos é um programa de saúde mental direcionado à Comunidade USP com múltiplas frentes de ação. Dentre as quais está “Escuta, acolhimento e orientação”, onde conta com espaço de atendimento situado no campus Butantã, realizando escutas pontuais presenciais e sem necessidade de agendamento para reflexão e possíveis encaminhamentos às redes de cuidado interna ou externa à USP.
Também faz parte do programa “Articulação da rede de cuidados”, programa que articula continuamente uma rede de cuidados em saúde mental baseada nos territórios dos campi USP, mobilizando ações e serviços universitários, do SUS, de outras políticas públicas e da sociedade, que visa garantir acesso a estes recursos pela comunidade universitária e fornecer o Mapa da Saúde Mental da USP.
Será, portanto, a primeira de três apresentações planejadas, focada no público discente.
Data: 27 de abril de 2023, quinta-feira
Horário: 19:00
Local: Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP